Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Casarão histórico de 142 anos é restaurado em Gravataí

casarao dos bina 03 2024

Studio1 Arquitetura/Divulgação

Imóvel em estilo luso-açoriano, de 1882, está sendo recuperado pela prefeitura para virar museu permanente e espaço cultural

Construído em 1882, o histórico Casarão dos Bina está sendo restaurado pela Prefeitura de Gravataí. A partir da conclusão das obras, prevista para junho, um dos imóveis mais antigos do município passará a ser utilizado como museu permanente e espaço de cultura, convivência e local de eventos. O prédio em estilo arquitetônico luso-açoriano, que testemunhou a transformação de um pequeno povoado na quarta maior economia do Rio Grande do Sul, está em obras desde 2022.

O restauro envolve a cobertura, a recuperação das paredes, a substituição do assoalho comprometido por cupins, infiltrações e a ação do tempo, a renovação das redes hidráulica e elétrica, a construção de um deque e o paisagismo. O trabalho atingiu 75% de conclusão.

casarao dos bina 02 2024 1

“Gravataí fez um projeto de restauro de verdade, desde a concepção até a execução, respeitando todas as características do edifício. Na parte externa, estamos aplicando cal branco, como se fazia na época. As janelas serão na cor verde, como era”, conta o arquiteto Lucas Volpatto, da Studio1 Arquitetura, responsável pelo projeto de restauro.

O prédio ficará acessível a pessoas com deficiência, pois ganhou rampas. Também está sendo construído um deque nos fundos do local para servir como minipalco para apresentações artísticas e culturais, além de uma área de convivência. O projeto também contempla climatização. O investimento da prefeitura é de R$ 1,8 milhão em todas as fases.

“O Casarão dos Bina será ressignificado após o restauro. É um imóvel fundamental para contar a história da nossa gente e que terá um novo uso para promover a cultura e a arte na nossa cidade. Será mais um local de convívio e integração para a comunidade de Gravataí. Isso reforça o nosso compromisso com a cultura e a memória do município. No ano passado, o antigo prédio da prefeitura, localizado em frente à praça central, já havia sido entregue à área cultural para ser preservado e servir de palco de exposições e apresentações artísticas”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon (PSDB).

A história

O Casarão dos Bina cumpriu diferentes papéis. Nos primeiros anos, ainda durante o período de escravidão, abolida em maio de 1888, o porão do casarão foi usado como senzala. Originalmente, o casarão estava inserido em uma propriedade rural de 40 hectares da família de Carlos Bina. Depois, a área cedeu lugar ao bairro Moradas do Sobrado. Antes de ser desativado para as obras de restauração, foi sede da extinta Fundação Municipal do Meio Ambiente.

  • Crédito das fotos de simulação e foto “Casarão ‘”: Studio1 Arquitetura/Divulgação
  • Fotos da obra em andamento: Gilmar Souza/Prefeitura de Gravataí


Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP764
Screenshot 31

É isso aí CHICO PEREIRA #EP764

Confira o programa de hoje, 16 de abril, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Sessões Gratuitas do Espetáculo Infantil ‘Vampirices’ no Teatro do Sesc Gravataí
Screenshot

Sessões Gratuitas do Espetáculo Infantil ‘Vampirices’ no Teatro do Sesc Gravataí

No dia 23 de abril, o Teatro do Sesc Gravataí terá duas sessões gratuitas do

Leia também...