Incentivar a amamentação e fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais. Esse é o grande objetivo do Agosto Dourado, campanha que busca sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe do bebê, assim como os aspectos benéficos da amamentação.
Do dia 1º ao dia 7 de agosto, também é lembrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Para o bebê, os benefícios da amamentação envolvem menor risco de mortalidade no primeiro ano de vida e menor chance de adquirir infecções como diarreia e pneumonia, assim como previnem problemas ortodônticos, faciais e de fala para o bebê e reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e colesterol alto.
Além disso, o leite materno contém carboidratos, proteínas e gorduras em quantidades ideais, não sobrecarregando nenhum órgão do bebê e fornecendo todos os nutrientes de que ele precisa até o sexto mês de vida. Para a mulher, por sua vez, os benefícios dizem respeito à redução do risco de anemia, de desenvolver câncer de mama e de útero e de apresentar depressão pós-parto.
Conforme o Ministério da Saúde, a amamentação representa um processo que, muito mais do que nutrir a criança, envolve interação profunda entre mãe e filho. Constitui-se como a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, bem como a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite, ainda, um grande impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê.
Confira ações que vão ocorrer em serviços de saúde em alusão à campanha:
-9 de agosto: abertura do Agosto Dourado com grupo de orientação sobre aleitamento materno na USF Morada do Vale II
-12 a 16 de agosto: Orientações sobre aleitamento materno para gestantes com exames no Centro Diagnóstico no Centro Municipal de Saúde
-Durante o mês inteiro: unidades de saúde contarão com orientações e ações voltadas à importância do aleitamento materno