A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou nesta quarta-feira, 28, da formatura das primeiras médicas residentes da Unisinos a atuarem na rede municipal de saúde. Especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, as profissionais de saúde Bruna Carvalho Rossi e Débora Kiefer Theisen atuaram em todos os níveis de atenção à saúde de Gravataí.
Representando Gravataí, estiveram o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, e a Diretora de Planejamento da SMS, Camila Cioccari. “Viabilizar a atuação de residentes médicos vem ao encontro do que buscamos na nossa rede de saúde, que é sempre proporcionar, qualificar e ampliar o atendimento da nossa população. Além disso, essa iniciativa é fundamental para os profissionais de saúde como um processo de aprendizagem dentro do sistema público de saúde”, destacou o titular da pasta.
Em Gravataí, as médicas residentes atuaram nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Saúde (CMS) e no Hospital Dom João Becker, cujo principal objetivo apresentou-se como fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade atendida pelo SUS. Na área especializada, as profissionais atuaram no Ambulatório de Saúde da Mulher, serviço que, desde a inauguração no ano passado, tem ampliado e qualificado o atendimento médico ao público feminino.
Conforme a professora e coordenadora da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da Unisinos, Daiane Mendonça Gottlieb, essa parceria tem trazido grandes resultados para a saúde do município. Entre elas, o serviço atingiu a marca de 100 procedimentos cirúrgicos, como laqueadura tubária, histerectomias, correção de prolapsos, cirurgias de ovário e histeroscopias.
Também estiveram presentes o superintendente e o diretor médico do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston e Fernando Issa, respectivamente. Além disso, formaram-se residentes na área de Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Atenção Básica e Saúde Mental.