Gravataí possui atualmente uma frota de 174.010 mil veículo automotores, 3.004 a mais do que ano passado, conforme o levantamento da Abramet/RS (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do RS) realizado com dados do DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul). Em 2023, Gravataí tinha 171.006 veículos automotores.
Apenas Porto Alegre registra hoje uma frota de 866.269. De acordo com a entidade,
em razão do grande número de veículos circulando pelas ruas e avenidas da Capital, agora os congestionamentos existem em horários variados na cidade, como no meio da tarde, por exemplo.
Na Região Metropolitana, o município de Canoas lidera a quantidade de veículos, com 223.904, seguido por Gravataí e Novo Hamburgo, com frotas de 174.010 e 173.849 veículos, respectivamente. Depois, aparecem Viamão, que tem 143.232 veículos, e São Leopoldo, com 140.374.
No total, Porto Alegre e as cidades da Região Metropolitana somam, juntas, mais de 1,4 milhão de veículos.
Na análise do presidente da ABRAMET/RS, Ricardo Hegele, esse aumento na quantidade de veículos trafegando sobrecarrega a infraestrutura viária da Região Metropolitana que não foi dimensionada e não está preparada para absorver o impacto da quantidade crescente de veículos circulando nas ruas. “Existe um aporte diário e crescente nas vias urbanas de Porto Alegre por conta dos veículos oriundos das cidades de Viamão e Alvorada, “esse movimento pendular de deslocamento entre uma cidade e outra aumenta muito o número de veículos utilizando ruas e avenidas que não foram dimensionadas para esse volume”, explica ele.