Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí realiza oitava reunião do plano diretor de drenagem urbana e manejo das águas pluviais

IMG 7512

A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), promoveu nesta quinta-feira, 23, mais uma reunião do Comitê de Coordenação do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDrU) do município. O plano que apresenta 10 produtos encontra-se na fase de produto 3.

O encontro virtual abordou os avanços do último período, que apresenta cronograma detalhado, aerolevantamento, além do levantamento de clippings e notícias relacionadas ao projeto e próximos passos. Separada em três partes, a reunião contou com a participação dos professores Carlos Tucci e Antônio Giansante.

A segunda e terceira parte do encontro apresentaram os impactos dos últimos eventos no PDDrU em Gravataí. Tucci e Giansante explanaram sobre os impactos da maior cheia da história do RS e seus efeitos sobre o município,  como o município deve se preparar e as medidas e ações que irão constar no plano de drenagem. A próxima etapa do projeto será composto pela simulação hidráulica e a elaboração dos programas de controle de cheias.

O secretário da Sema, Diego Moraes, explica que apesar das condições que assolam o estado do Rio Grande do Sul, os estudos seguem.

“Apesar da crise hídrica instalada em todo o estado, seguiremos com os estudos do PDDrU, que agora está na fase do diagnóstico, usando agora como base de dados esta última enchente, que temos como a maior enchente do estado catalogada (com base de dados para estudos). Gravataí começou o estudo do PDDrU, no ano passado, antes dos outros municípios, mostrando a preocupação do prefeito Luiz Zafallon em relação ao assunto”. 

Também estiveram presentes na reunião a equipe técnica da Prefeitura de Gravataí, coordenada pelo engenheiro Jairo Cesar Cardoso e os especialistas do Consórcio Concremat/Rhama, vencedor da licitação.

Confira os 10 produtos que serão apresentados ao total:

1. Plano de Trabalho
2. Plano de Mobilização e Comunicação Social
3. Levantamento de Dados e Informações
4. Avaliação Hidrológica-hidráulica dos Cenários
5. Indicação de Faixas e Áreas de Preservação
6. Programas de Controle de Cheias
7. Cadernos Temáticos
8. Programa Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
9. Manual de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais
10. Consolidação e Relatório Final e Banco de Dados



Total
0
Shares
Prev
Abrigos de animais seguem precisando de doações e voluntários, em Gravataí
IMG 7511

Abrigos de animais seguem precisando de doações e voluntários, em Gravataí

Desde o dia 30 de abril, quando milhares de gaúchos e pets ficaram desabrigados,

Next
FIERGS leva a ministro documento com pedido de apoio ao Rio Grande do Sul
c84540e8 76a6 4af5 8009 421d0ec1d5e6

FIERGS leva a ministro documento com pedido de apoio ao Rio Grande do Sul

O atual vice-presidente e presidente eleito para a gestão 2024/2027 da Federação

You May Also Like