Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Moradores reivindicam ações para minimizar transtornos ocasionados pelo extravasamento do Arroio Passinhos, em Cachoeirinha

726a00b5 36f4 471a a00d 5050c5faead2

Cansados de ter a residência invadida pela água e de perder móveis durante tempestades, cheias do Gravataí e transbordamentos de arroios, uma comissão de moradores do bairro Parque da Matriz esteve na Prefeitura de Cachoeirinha e entregou ao prefeito Cristian Wasem (MDB), um documento contendo sugestões para amenizar a problemática que tem sido corriqueira na cidade.

Entre as reivindicações da comissão está a limpeza do leito do arroio (na extensão do Parque da Matriz); o aumento da contenção de terras às margens do Passinhos (no trecho da Rua Tijucas); a ampliação do escape sob a BR 290 para evitar o represamento da água; implantação de bombas próximo da Corsan para auxiliar na velocidade do escoamento; ampliação e manutenção de bocas de lobo para facilitar a drenagem e a criação de projeto para a construção de um sistema de drenagem com capacidade para coletar o excesso de água e dar vazão, evitando o represamento.

Estas sugestões foram reunidas para ajudar o poder público a encontrar uma maneira que amenize estes transtornos para os populares.

Membro do grupo do Matriz, Elenilso Portela, ressaltou que cada vez que é emitido um alerta de tempestade, os moradores não dormem porque precisam ficar atentos para a qualquer momento deixarem as casas em decorrência do aumento do nível da água ou levantar os móveis. O principal problema na área do Parque Imperatriz é o transbordamento do Arroio Passinhos. A água que desce do Passinhos juntamente com o acumulado de chuva que se concentra nas ruas do bairro é maior que a capacidade de vazão dos três escapes que passam embaixo da Freeway. Sem vazão, ela invade pátios e casas.

“Sabemos que tem que ser feito um investimento bem planejado, pois se trata de dinheiro público. Mas os moradores pagam em dia o IPTU e queremos que seja bem investido, em prol da comunidade, pois queremos viver e morar com dignidade”, diz o morador.

LEGENDA: Arroio Passinhos, no trecho da rua Tijuca, em dias de chuva excessiva não comporta mais a vazão da água



Total
0
Shares
Anterior
Biblioteca do Sesc Gravataí promove Feira de Troca Literária
65cf7c3c b3d0 47a0 8963 1b9744e05101

Biblioteca do Sesc Gravataí promove Feira de Troca Literária

Foto: Chico Pereira fazendo a entrega de 20 exemplares de seu livro Vivências

Próximo
Avançam obras de projetos arquitetônicos que transformarão Gravataí em polo gastronômico e turístico
6e4ae67d c5a7 45e9 802e 27a55a1fa1e0

Avançam obras de projetos arquitetônicos que transformarão Gravataí em polo gastronômico e turístico

Foto: Chico Pereira e Guilherme Ósio no segundo andar do Mercado Público

Leia também...