Com o objetivo de seguir avançando no propósito de qualificar o sistema de saúde municipal, a Prefeitura de Gravataí entrega, nos próximos dias, dois importantes espaços voltados à saúde mental e à atenção básica. Nesta sexta-feira, 26, o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS AD III) será inaugurado, ao passo que na semana que vem, na segunda-feira, 29, uma nova, equipada e moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Branca terá seu novo espaço entregue para a população, representando a quinta das dez unidades de saúde que serão viabilizadas pelo governo municipal até o final deste ano.
Localizado na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, no bairro Salgado Filho, o CAPS AD III é o serviço especializado de saúde mental que irá qualificar e complementar os atendimentos realizados pelo atual CAPS AD de Gravataí. A entrega faz parte do Avança Atenção Especializada, programa do governo municipal que busca ofertar mais consultas e exames para a população, assim como gerir o acesso de procedimentos especializados.
Serviço municipal de referência no tratamento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, o CAPS AD auxilia os usuários de substâncias psicoativas que apresentam uso nocivo e/ou dependência química na reinserção à sociedade, por meio de acolhimento humanizado, de acompanhamento multidisciplinar e, se necessário, de encaminhamento a clínicas/hospitais ou comunidade terapêutica.
Com a nova estrutura, será possível contar com oito leitos de permanência noturna para complementar a construção do Projeto Terapêutico Singular, a fim de observar e monitorar os usuários, com funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. No espaço, uma equipe multiprofissional prestará os atendimentos à população, com a possibilidade de permanência noturna para pessoas a partir dos 18 anos de idade, mediante critérios estabelecidos em portaria do Ministério da Saúde.
Além disso, o município receberá, após a habilitação do CAPS AD III, um acréscimo para o custeio do serviço especializado de saúde mental. Com repasses estaduais e federais – que irão incrementar quase R$ 1 milhão a mais anualmente -, será possível implementar melhorias e avanços para o serviço, como o aumento na equipe de enfermagem responsável pelos atendimentos.
Nova UBS Vila Branca
Na próxima semana, outro importante serviço de saúde já tem data para ser inaugurado: a nova UBS Vila Branca, na segunda-feira, 29, a partir das 16h. No dia, haverá ações de saúde, food trucks e apresentação musical da COFAMEG – Centro Ocupacional Gravataí, serviço que promove a inclusão social de jovens e adultos com deficiência mental e intelectual.
Com relação à atenção primária à saúde, a Prefeitura de Gravataí já entregou quatro novas instalações: USFs Itatiaia, Granville, Morada do Vale e Aristides D’ávila. Além da UBS Vila Branca, outras cinco serão inauguradas até o fim deste ano: unidades de saúde Cohab B, Nova Conquista, Érico Veríssimo, Barro Vermelho e Centro – todas construídas com recursos próprios do município, por meio de financiamento.
A UBS Vila Branca, situada na rua São Cristóvão, 106, no bairro Vera Cruz, realiza atendimentos das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. No serviço, são realizadas consultas médicas com pediatra, clínico geral e ginecologista. Além disso, o local oferta atendimentos odontológicos e procedimentos como vacinação, curativos, aplicação de medicações, verificação de sinais vitais e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias.
A iniciativa de viabilizar dez novas e modernas unidades de saúde faz parte do Qualifica Atenção Primária, que cuida da atenção primária à saúde, responsável pela principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde. Todas as entregas objetivam qualificar estruturalmente os espaços, beneficiando tanto os pacientes atendidos quanto os profissionais de saúde responsáveis pelos atendimentos.