Desde o início da manhã desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Gravataí está trabalhando para atender as pessoas atingidas pelas chuvas. Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Assistência Social estão atuando em toda a cidade, encaminhando os desalojados para escolas do município.
No bairro Vila Rica, na altura das ruas Lagoa Formosa e do Sucesso, até o início da tarde, mais de 30 pessoas já haviam sido encaminhadas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Princesa Isabel. De acordo com a assistência social, a previsão é que o número triplique com a continuidade dos serviços e caso o nível do Arroio Barnabé não pare de subir.
Na Emef, de acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, os desalojados estão recebendo comida e também terão um local apropriado para dormir. “A Prefeitura está trabalhando para atender toda a cidade. Estamos monitorando 35 pontos e todas as equipes estão prontas para auxiliar a população”, afirmou. A previsão de chuva para as próximas 24 horas, de acordo com a Defesa Civil, é de 150 milímetros.
Na Vila Rica, o morador Allyson França conta que a última vez que sua casa foi atingida foi durante o ciclone do dia 16 de junho. “Ficamos com água pela cintura e agora já estamos com água dentro de casa novamente. Já levantamos os móveis para não ter mais problemas”, disse ele enquanto a água entrava pela garagem, chegando na sala.
No bairro Mato Alto, um idoso em situação de risco foi resgatado com a ajuda da população. O senhor Gilnei Lima dos Santos conta que recebeu uma mensagem sobre uma pessoa que precisava ser resgatada e prontamente se encaminhou até a rua Rio de Janeiro. Ele levou um barco, possibilitando a retirada do idoso.
Monitoramento e prevenção
No início desta semana a Defesa Civil recebeu um equipamento para monitoramento de eventos climáticos em tempo real. A tela de 58 polegadas foi instalada na sala que passa a ser chamada de “Sala de Situação”, na estrutura da Defesa Civil.
De acordo com o guarda municipal e coordenador da Defesa Civil de Gravataí Paulo Roberto Almeida, a nova tecnologia auxiliará os agentes na coleta de informações climáticas, permitindo uma comunicação ágil entre os órgãos municipais, estaduais e até internacionais de previsão e alerta de desastres naturais.
“A tecnologia é de suma importância porque permite que o município se antecipe na segurança diante dos alertas de eventos climáticos, principalmente neste momento em que vivenciamos estes desastres com mais intensidade”, declara.
O equipamento dará ao município a possibilidade de agir preventivamente, preparando os agentes que atendem a comunidade nos primeiros momentos de necessidade. Também será possível emitir alertas à população, que poderá proteger-se dentro de suas condições.
Paulo Roberto detalha que o acompanhamento funcionará de forma online e por meio das viaturas da Guarda Municipal nos locais de risco, auxiliando nos momentos em que ocorrem os eventos.
Com esta aquisição, a Defesa Civil passa a ter à sua disposição ferramentas como monitoramento do volume de chuva, das condições do rio, que afetam diretamente os arroios, monitoramento das condições climáticas de aquecimento e previsão meteorológica via satélite.
Paulo Roberto esclarece que o equipamento faz parte de uma ação preventiva e de reestruturação da Defesa Civil do município, visando as mais plenas condições de atendimento à população de Gravataí.
“Estamos agregando a tecnologia aos nossos recursos humanos de alta qualidade, isso trará a melhoria nas respostas aos eventos que afetam diretamente a população”, afirma. Ele também agradeceu ao secretário de Mobilidade Urbana (Semurb) Guilherme Ósio, à diretora administrativa da Secretaria de Obras (Smop) Nara Beatriz e ao engenheiro e diretor de obras Rogério Turk.
Em caso de emergência a população deve ligar para um dos números abaixo:
Defesa Civil: (51) 9.9332.7385
Bombeiros: 193
Brigada Militar: 190
SAMU: 192
Guarda Municipal: 153 ou (51) 3600.7634
Fiscalização de Trânsito: (51) 3600.7107