Gravataí está na fase final para a entrega do Complexo de Educação Especial Irmã Soledade, no bairro Castelo Branco. O espaço, que abrigará a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professora Mercedes Helena Vicentini, passa pelos últimos acabamentos para a inauguração e início das atividades escolares. Atualmente, o prédio recebe ajustes finais de pintura, instalação de mobiliário, conexão da rede de internet e limpeza geral.
As obras do complexo iniciaram em 2021 e representam um marco no fortalecimento da educação inclusiva no município, resultado de um compromisso contínuo da gestão municipal com a ampliação e qualificação do atendimento educacional especializado. A iniciativa integra ações voltadas à inclusão, com suporte de profissionais de apoio pedagógico, monitores e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A inauguração está prevista para o mês de março.
Viabilizado com investimento de R$ 8,1 milhões por parte da Prefeitura de Gravataí, o complexo permitirá o atendimento de até 110 alunos, com capacidade de ampliação para 150, ampliando o acesso à educação inclusiva. Para o prefeito Luiz Zaffalon, a entrega do espaço marca uma nova etapa para a educação do município. “Com o Complexo Irmã Soledade, centenas de crianças vão ter acesso à educação inclusiva de qualidade, com a infraestrutura necessária, trazendo avanços para a saúde, aprendizado e bem-estar”, destacou.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o objetivo é oferecer um ambiente adequado, acessível e com suporte especializado. A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou que a direção da escola já está em posse das chaves, realizando a mudança e os preparativos finais para receber alunos e equipe. “É um momento histórico e de grande expectativa para a educação municipal e será um centro de referência em atendimento educacional especializado”, afirmou.
Com área total de 3.153,69 metros quadrados, o Complexo de Educação Especial Irmã Soledade conta com 93 ambientes, incluindo áreas pedagógicas, pátios, circulações internas e externas, auditório e quadra esportiva. O nome do espaço homenageia a Irmã Soledade, Regina Bristot, religiosa que dedicou sua vida à educação de crianças e adolescentes em Gravataí, deixando um legado marcante para a história educacional da cidade.





