Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí terá 15 áreas bloqueadas devido aos fumacês para controlar a proliferação do mosquito da dengue

IMG 1306

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que serão realizados bloqueios de transmissão viral, conhecidos como fumacês, em mais de 15 áreas de Gravataí durante esta semana. Nesta segunda-feira, 5, as ações tiveram início nos bairros Águas Mortas, Morada do Vale II, Cohab B e Vila Rica.

Uma das técnicas utilizadas para controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a aplicação do inseticida é feita em locais com casos confirmados da doença, após a devida investigação epidemiológica da Vigilância em Saúde (Viemsa). Em caso de chuva ou imprevistos, a escala semanal de fumacês pode sofrer alterações.

A SMS lembra que o fumacê soma-se às demais medidas utilizadas no enfrentamento ao mosquito da dengue – sendo a eliminação dos criadouros a principal medida de combate. É fundamental que as pessoas utilizem repelentes, mesmo quando já apresentarem sintomas da doença, a fim de auxiliar na contenção da disseminação do vírus. A Viemsa também realiza, diariamente, o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e as ações de educação junto à comunidade. 

Para mais orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Também é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença, por meio de medidas como evitar água parada, guardar pneus em locais cobertos e remover folhas e objetos das calhas. 

Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível que a população faça a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.

Gravataí confirmou 2.524 casos de dengue neste ano, sendo 2.518 contraídos na cidade e seis importados. Houve a notificação de 5.315 casos, dos quais 1.175 estão em investigação e 1.529 foram descartados. Até o momento, uma morte em decorrência da doença foi confirmada na cidade, conforme números do último boletim epidemiológico da Viemsa.

Confira os locais onde haverá fumacês nesta semana (em caso de chuva ou imprevistos, as atividades serão transferidas):

6/8 – Manhã: Bonsucesso / Vera Cruz
6/8 – Tarde: Morada do Vale III / Morada do Vale I

7/8 – Manhã: Marrocos / São Vicente 
7/8 – Tarde: Barnabé / Parque dos Eucaliptos

8/8 – Manhã: Itatiaia / Novo Mundo
8/8 – Tarde: São Jerônimo / Cohab A

9/8 – Manhã: Salgado Filho / Centro
9/8 – Tarde: Águas Claras / Morada do Vale I



Total
0
Shares
Anterior
Sesi-RS realiza entrega de materiais para escola de Cachoerinha
IMG 1305

Sesi-RS realiza entrega de materiais para escola de Cachoerinha

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) entregou, nesta

Próximo
Ministros e Governadores confirmam presença na abertura do SIAVS 2024
IMG 1307

Ministros e Governadores confirmam presença na abertura do SIAVS 2024

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Ministro do

Leia também...