O primeiro Hackathon de 2024 de Gravataí, realizado pela Prefeitura de Gravataí e Sebraex, com apoio do Senac, local do evento, e da Wise Innovation, reuniu 7 equipes de 5 participantes entre os dias 14 e 16 de março.
O objetivo era buscar a melhor solução para o futuro do varejo no município. Conheça a solução apresentada pela AiStock.
A ideia é um controle de estoque por meio de IA, utilizando o WhatsApp e gerando relatórios mais aprofundados e precisos dos estoques. A equipe foi a terceira colocada, eleita pela banca de jurados e como premiação, recebeu R$ 2,5 mil.
Filipe Batista tem 30 anos e é natural de Gravataí. Trabalha com desenvolvimento de software no setor do varejo atendendo hipermercados de mais de 12 bandeiras no Norte e Sudeste do Brasil, e ficou sabendo da realização do Hackathon por meio da ex-secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga.
“Foi conversando com alguns mercados em Gravataí que encontramos um problema em comum. Muitos dos pequenos comércios de mercados mantinham na cabeça ou no caderno o controle do estoque, e mercados mais consolidados tinham um sistema, mas que não gerava a análise preditiva de estoque, análise de tendência de mercado usando IA. Muitos passaram o feedback de que tinham o sistema, mas não produzia relatórios significativos, e com isso sugeriram uma integração do sistema com o WhatsApp para poder saber como anda seu negócio”, relata.
Luan Severino tem 17 anos e também é natural de Gravataí. É cyber sec analyst, e ficou sabendo do Hackathon pelo Senac.
“Achei um evento muito interessante principalmente para network, e uma grande oportunidade para nós, jovens, de investimento para nossos estudos”, destaca.
Eduarda Oliveira tem 16 anos e é natural de Gravataí. É jovem aprendiz, e ficou sabendo do Hackathon por conhecidos.
“Adorei o evento, aprendi a fazer meu network com a experiência e a bela oportunidade que nos deram”, comenta.
Jonas Luís tem 17 anos e é natural de Gravataí. Atualmente, é jovem aprendiz, e também ficou sabendo do Hackathon por conhecidos.
“O evento foi uma ótima forma de adquirir experiência e melhorar meu network. Com diversos tipos de pessoas e conhecimentos, ele agregou muito no meu estudo”, salientou.
Rafaella Nascimento tem 17 anos e também é natural de Gravataí. É jovem aprendiz e ficou sabendo do Hackathon por um conhecido.
“O hackathon foi uma experiência única e inovadora que me fez sair da minha zona de conforto, explorar novas áreas, ampliar meu conhecimento e melhorar meu network. As palestras foram muito relevantes durante o evento, e a equipe foi bem atenciosa com todos”.