Alunos do 7º e 8º ano da Escola Sinodal Prado, em atividade extracurricular para a disciplina “Tecnologia e Estratégia”, vivenciaram uma experiência transformadora no Hub de Inovação da Prefeitura de Gravataí: uma visita na Casa das Startups/Pradotech nesta segunda-feira, 23.
A Casa das Startups é vinculada à Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e recebeu durante os dois turnos o total de 90 estudantes da escola, acompanhados dos professores Tuane Dihl e Richer Vargas.
Os estudantes foram recepcionados pela secretária da Smict Selma Fraga, que apresentou as principais ações, projetos e programas desenvolvidos pela Smict.
A visita faz parte de uma proposta pedagógica que tem como objetivo aproximar os estudantes do universo do empreendedorismo, da inovação e das novas tecnologias. Os visitantes conheceram as startups Izzie IT, Space Hunters, Govtools e a Prakaranga, receberam um enriquecido compartilhamento de histórias, desafios e conquistas pelos CEOs das startups que seguem em processo de incubação e aceleração. E com eles e a equipe da Smict também participaram de uma atividade prática interativa, por meio de desafios para a identificação do estágio de desenvolvimento de cada startup, atividade que incentivou a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação do conteúdo de forma dinâmica.
A secretária da Smict, Selma Fraga, comentou sobre o envolvimento dos jovens na construção de soluções criativas para os desafios do presente e do futuro. Segundo ela, a ação reforça a importância da integração entre educação e inovação. “Proporcionar esse tipo de vivência aos nossos jovens é preparar o terreno para uma cidade mais criativa, empreendedora e conectada ao futuro. Gravataí acredita no protagonismo da juventude na construção de um ecossistema forte e sustentável”.
A agente de tecnologia da Smict Paula Tarrasconi, que conduziu a “Trilha de Startups”, explicou de forma didática sobre os estágios de desenvolvimento de uma startup, da ideação à escala e o papel do Programa Startup Gravataí nesse processo.
A parceria entre a Smict e a Escola Sinodal reafirma o compromisso da gestão municipal em preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades de um mundo em constante transformação.




