No última sexta-feira (15), ocorreu a inauguração a biblioteca jurídica composta pelos livros deixados pelo advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa. O ato ocorreu no escritório Porto & Severgnini Advogados Associados, na rua prefeito Ary Tubbs 569, 1o andar, centro de Gravataí.
A cerimônia, teve o advogado Deivti Dimitrios Porto dos Santos como anfitrião, juntamente com seu sócio Fabiano Severgnini. Em seu discurso de abertura do ato, Deivti relembrou sua trajetória ao lado de Barbosa e encerrou, emocionado, da seguinte forma:
Vocês gravaram no coração deste discípulo e amigo um verdadeiro
culto de profunda admiração e respeito, culto que vos prometo manter cada vez
mais forte, mais vivo e mais sincero até o último prego da obra da minha vida.
A biblioteca leva o nome de Barbosa, leva também o nome do outro advogado citado por Deivti em seu discurso. Trata-se do doutor Remi Molin, presente no evento, de vasta história dentro da advocacia do município e do estado.
Uma placa foi descerrada pelos Drs. Fabiano Severgnini e Sheila Aparício Lima, (esposa do advogado Deivti Dimitrios), marcando para sempre os nomes dos homenageados na biblioteca jurídica.
Além dele, a viúva de Borbosinha, Christina Pereira, via internet diretamente do Rio de Janeiro, participou da inauguração. Contou também com o vice-prefeito de Gravataí, doutor Levi Melo. Advogados seguidores de Molin e Barbosa estiveram prestigiando os discursos in loco.
Luiz Francisco Corrêa Barbosa, conhecido como Barbosinha, foi prefeito de Sapucaia do Sul. Também foi membro proeminente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.