O mês de janeiro simboliza o início de um novo ano e, para muitas pessoas, também representa novos ciclos, planos e desejos. Com esse propósito, a campanha Janeiro Branco é desenvolvida anualmente para chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental e emocional. Em Gravataí, a prefeitura mantém grupos de apoio e desenvolve ações permanentes nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destaca a relevância da campanha. “O Janeiro Branco é um momento fundamental para sensibilizar a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados em saúde mental. Nossos serviços e grupos seguem à disposição para oferecer espaços de fala e escuta, criando um ambiente seguro para que as pessoas possam expressar seus sentimentos”, afirma.
Entre as orientações para melhorar a saúde mental estão a manutenção de uma alimentação saudável, sono adequado, prática regular de atividades físicas, realização de atividades de prazer e relaxamento, fortalecimento de vínculos sociais positivos, redução do consumo de bebidas alcoólicas, evitar o cigarro e procurar ajuda profissional sempre que necessário.
Com foco na promoção da saúde e do bem-estar, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve grupos de apoio à saúde mental integral em diferentes regiões da cidade. As atividades envolvem práticas integrativas, exercícios de respiração e meditação, além da troca de experiências, angústias e desafios entre os participantes. Atualmente, Gravataí conta com mais de dez grupos, abertos a qualquer pessoa interessada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3600-7175 ou diretamente nas unidades de saúde.
O atendimento em saúde mental no município tem início na Atenção Básica, nas unidades de saúde, onde ocorre o primeiro acolhimento e, quando necessário, o encaminhamento para serviços especializados. Casos de urgência e emergência, incluindo situações de risco de vida, também podem ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Gravataí conta com três Centros de Atenção Psicossocial. O Caps I é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes, localizado na rua Antônio Francisco Fonseca, 123, no Centro. O Caps II atende adultos com transtornos mentais graves e persistentes, na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135, também no Centro. Já o Caps AD III é destinado a adolescentes e adultos com transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, localizado na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, no bairro Salgado Filho.
Além dos serviços municipais, a população também pode contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito, voluntário e sigiloso, 24 horas por dia, pelo telefone 188, além de atendimento por chat, e-mail e presencial em alguns endereços.




