Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Juiz de Gravataí decide que filho de exilado político receberá indenização de R$ 100 mil por danos morais

7b229814 eb7b 4e01 9b5b 1763fcae56c8

Um homem de 65 anos, filho de um exilado político do período militar, foi indenizado pela segunda vez, agora no valor de R$ 100 mil, por decisão do juiz Bruno Polgati Diehl, da 1ª Vara Federal de Gravataí. A sentença foi publicada no último dia 12.

Anteriormente, a família já havia recebido uma indenização da Comissão de Anistia por traumas causados pela ditadura. Porém, o juiz de Gravataí entendeu que o sofrimento do homem era individual e merecia uma reparação específica.

O autor da ação narrou que, durante o golpe militar de 1964, seu pai, que era professor e militante do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi perseguido e a família precisou se exilar no Uruguai e, posteriormente, no Chile. Durante esse período, o pai do autor sofreu de depressão severa, culminando em seu suicídio em 1978.

A União alegou que a indenização não deveria ser concedida, já que a família foi compensada pela Comissão de Anistia. No entanto, Diehl destacou que, além dos traumas sofridos pelo pai, o autor da ação vivenciou diretamente os impactos do exílio, a mudança para um novo país, a perda do pai e a adaptação em um ambiente hostil, o que justifica a nova indenização.

O magistrado ressaltou que a decisão não apenas reconhece os danos sofridos pelo autor, mas também reafirma a responsabilidade do Estado em preservar os princípios democráticos, evitando que abusos como os ocorridos na ditadura se repitam no futuro. A União ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).



Total
0
Shares
Anterior
Todos os municípios gaúchos participaram do processo de prestação de contas e pontuação do PIT do segundo semestre de 2023
IMG 2040

Todos os municípios gaúchos participaram do processo de prestação de contas e pontuação do PIT do segundo semestre de 2023

A Receita Estadual (RE) publicou, por meio da Portaria Sefaz 043/2024, a

Próximo
Confira as novas recomendações de vacinação contra a coqueluche, disponível em todas as Unidades de Saúde de Gravataí
IMG 2060

Confira as novas recomendações de vacinação contra a coqueluche, disponível em todas as Unidades de Saúde de Gravataí

Tendo em vista o aumento no número de casos de coqueluche em diversos países

Leia também...