A prefeitura de Cachoeirinha ganhou liminar na Justiça para que a concessionária Rio Grande Energia (RGE) restabeleça a energia elétrica na cidade sob pena de multas. Há pontos sem luz desde a tempestade de terça-feira (16), principalmente no Granja Esperança, um dos bairros mais atingidos e onde um homem faleceu após a queda da marquise de um supermercado.
O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem (MDB) acionou a Procuradoria Geral do município para que ingressasse com uma ação civil pública contra a RGE baseada no código de defesa do consumidor. Em nota, a prefeitura afirma que “a ação civil pública, baseada no Código de Defesa do Consumidor, busca uma resposta imediata para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica na cidade”.
A juíza plantonista Andréa Caselgrandi Silla, do Fórum de Cachoeirinha, concedeu uma liminar em que determina o imediato restabelecimento de energia elétrica na cidade em até 24 horas, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Exército nas ruas de Cachoeirinha
Após articulação do vereador de Cachoeirinha, David Almansa (PT), e do ministro Paulo Pimenta
junto ao Governo Federal, dada situação de emergência no município, o Exército foi convocado para ajudar na reconstrução da cidade depois dos estragos provocados pelas fortes chuvas. Durante dez dias, 40 soldados do Exército vão auxiliar na distribuição de telhas para moradores que tiveram suas residências destruídas.