Mais de 130 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de Gravataí concluíram, nesta sexta-feira, 12, cursos técnicos por meio do programa Mais Saúde com Agente. A iniciativa promove a qualificação profissional e fortalece o vínculo desses trabalhadores com a população. Ao longo de 18 meses, os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas, com conteúdos voltados à saúde mental, saúde bucal, imunização e noções de primeiros socorros.
Durante a cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores, o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressaltou a importância da formação. “Isso é motivo de orgulho para nós. A qualificação dos nossos profissionais é fundamental para continuarmos oferecendo a melhor assistência em saúde para a nossa população. É um dia de celebrar essa importante conquista para todos esses agentes de saúde”, afirmou.
Ao todo, 82 agentes comunitários de saúde e 56 agentes de combate às endemias concluíram a formação técnica, com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde, especialmente para atender comunidades em situação de vulnerabilidade social. Seis preceptores, profissionais que atuam na rede municipal de saúde, acompanharam e conduziram as turmas ao longo do curso.
A vice-coordenadora do programa Mais Saúde com Agente na UFRGS, Fabiana Schneider, também destacou a relevância do momento. “Estamos muito felizes de poder participar desse momento tão importante para cada um desses agentes em saúde. Temos certeza de que todos serão transformados por essa formação, adquirindo novos conhecimentos e saberes para levar ainda mais qualidade de vida àqueles que mais precisam”, destacou.
Para os ACS, foi ofertado o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Já os ACE participaram do Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias. O programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Os agentes de saúde desempenham papel fundamental no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na prevenção e no controle de doenças, na promoção da saúde, no cuidado direto às famílias e na mobilização social. A formação técnica contribui para qualificar ainda mais o trabalho desses profissionais que estão diariamente em contato com o território e a população.
Representando os formandos, a agente comunitária de saúde Andrea Vitalli destacou o significado da conquista. “Aprendemos que ser agente de saúde é muito mais que exercer uma função, é atuar com o coração e carregar uma história de dedicação em saúde pública. Saúde também se constrói nas ruas, nas visitas domiciliares, levando carinho e cuidado para os usuários. Essa formatura representa o início de uma nova caminhada”, afirmou.
A solenidade também foi marcada por uma homenagem ao aluno e servidor André Luis Linck Gomes, agente de combate às endemias que dedicou mais de uma década à Vigilância em Saúde e faleceu durante o percurso de sua formação técnica em vigilância, deixando um legado de compromisso com a saúde pública.




