O Partido Liberal (PL) indicou o vereador Mano do Parque como candidato a prefeito de Cachoeirinha. O nome foi confirmado de última hora para disputar a Prefeitura do município de 105,5 mil eleitores, em convenção da sigla na noite de sábado (3) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, que lotou com militantes liberais conservadores empunhando faixas do partido, além de bandeiras do Rio Grande do Sul, Brasil e até de Israel. A legenda também anunciou que concorrerá com chapa pura e definiu a professora Cláudia Frutuoso como vice.
A convenção reuniu diversas lideranças patrióticas, entre os convidados, Comandante Nádia (vereadora de Porto Alegre) e o Tenente-Coronel Zucco (deputado federal). A ausência foi o deputado federal Bibo Nunes. No evento, o PL apresentou mudanças na confecção da chapa. Inicialmente, Cláudia foi articulada como candidata, tendo o professor Ervino Deon como vice. No entanto, a agremiação aprovou Mano encabeçando a chapa e Claudinha passou a ser vice. “Temos uma missão em Cachoeirinha e nada melhor que uma mulher para botar ordem na casa. Neste rearranjo achamos melhor que o nosso representante no legislativo viesse como candidato a prefeito em função de uma situação inesperada”, esclareceu Cláudia.
Principal cabo eleitoral de Jair Bolsonaro e apoiadora de Zucco, Frutuoso aposta todas suas fichas na base eleitoral de direita na cidade, que elegeu com 60% dos votos o ex-presidente nas eleições de 2022, e também no público descontente com a atual administração. “Não conversamos com outros partidos, pois todos estão na base do governo atual e de outro lado são coligados com a esquerda. Nossa coligação é com o povo de Cachoeirinha”, ressalta.
Com discursos envolto de críticas à administração municipal e referências ao “Capitão Bolsonaro”, Mano defendeu governança para a cidade e não somente para um grupo político. Sobre sua escolha, ele diz estar preparado para a missão. “Desde sempre mostramos os erros e apontamos a solução, mas, infelizmente o governo atual nunca quis nos ouvir. Agora vamos mostrar que temos uma proposta diferente para a cidade, que não é um projeto de poder, mas sim para a população. Todos esses partidos que estão no governo apoiam o Lula. Já a direita de verdade é representada pelo PL. Não existe outro caminho”, argumenta o vereador bolsonarista.
Para Nádia, que tenta pela terceira vez um mandato como vereadora, as candidaturas de Mano e Claudinha fortalecem em Cachoeirinha os dilemas dos liberais conservadores como a família, o empreendedorismo, a liberdade individual e a propriedade privada.
“O Partido Liberal mostra uma onda verde e amarela, que representa o conservadorismo e a direita de valores que são inegociáveis”, diz a vereadora portoalegrense.
Zucco salientou que é importante lançar uma chapa com candidatos comprometidos com os princípios verdadeiros do partido como Deus, pátria, família e liberdade. Por ora, despistou sobre a possibilidade de ser candidato a governador nas eleições de 2026, afirmando que está focado no seu mandato em Brasília. “A minha principal preocupação é fortalecer meu trabalho como deputado e o resto deixo nas mãos de Deus. Nestas eleições, estamos preparando o nosso exército e vamos trabalhar para o nosso presidente voltar em 2026”, enfatizou o parlamentar.
- No balanço das horas, tudo pode mudar na política! A indicação de Mano do Parque teria sido a pedido de Zucco. Horas antes da convenção, Mano foi chamado pelo deputado para reunião secreta com o candidato à reeleição Cristian Wasem. O prefeito teria sugerido a desistência do vereador em lançar chapa para apoiar a coligação do MDB. Porém, o vereador bolsonarista resistiu ao assédio do Tenente Coronel e do administrador municipal e manteve a candidatura.
- Com a aprovação de Mano e Cláudia Frutuoso, a corrida pelo Paço Municipal cachoeirinhense terá três nomes na disputa. Além deles, irão concorrer Cristian Wasem (MDB), com Delegado João Paulo Martins (PP) como vice, e David Almansa (PT), tendo como vice Dr. Rubinho (PSDB).