A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou durante todo o mês as ações alusivas ao Março Lilás, campanha que visa conscientizar sobre a saúde da mulher, em especial nos cuidados de prevenção ao câncer do colo do útero. Mais de 20 unidades de saúde estiveram abertas e disponibilizaram procedimentos aos sábados, com o intuito de ampliar a oferta de procedimentos a usuárias que não tinham acesso aos serviços durante a semana. No total, 1.152 atendimentos foram realizados ao longo da campanha.
“Reforçamos que todos esses procedimentos seguem disponíveis ao longo do ano inteiro nas nossas unidades de saúde, de forma a garantir maior qualidade de vida e bem-estar à população. A prevenção é o melhor caminho”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Ao todo, foram realizadas 307 coletas do exame citopatológico do colo uterino. Também conhecido como Papanicolau, o exame preventivo ajuda a identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero. Ele está disponível em todas as unidades de saúde de Gravataí a todas aquelas de 25 a 64 anos, que têm ou já tiveram atividade sexual.
Também foram disponibilizadas testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – como sífilis, HIV e hepatites B e C -, pesagem do Bolsa Família, colocação de implanon, solicitação de mamografia e vacinação. A SMS reafirma o compromisso com a saúde da população de Gravataí e reforça que as ações são essenciais para a prevenção e detecção precoce de doenças.
Prevenção o ano inteiro
Além da coleta de preventivo, as estratégias aliadas na prevenção ao câncer do colo uterino incluem a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e o uso de preservativos durante as relações sexuais como forma diminuir o risco de contágio pelo HPV e, consequentemente, de evitar a doença. A vacinação, por exemplo, está disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais para meninos e meninas de 9 a 14 anos.