Foi votado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, o projeto de lei de autoria do Executivo que concede a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana) e da Taxa de Coleta de Lixo, correspondente ao exercício de 2025, para os imóveis localizados nas áreas afetadas pelas inundações em maio do ano passado e que deram origem à calamidade pública declarada no município.
Conforme o texto aprovado, para os imóveis que já tiveram quitação parcial ou total do valor cobrado, será gerado crédito ao contribuinte e automaticamente quitada eventual dívida ativa existente e, sucessivamente, compensado do IPTU do exercício de 2026.
A medida já foi sancionada pelo prefeito Cristian Wasem (MDB) e segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Município, 5.165 imóveis estão na lista de beneficiários.
A proposta agradou, principalmente, os moradores dos bairros Parque da Matriz e Jardim América, no entanto, as famílias que vivem em áreas de risco e mais vulneráveis aos alagamentos nas imediações do Arroio Passinhos e Rio Gravataí continuam esperando pela elaboração de projeto de contenção das enchentes. A Associação de moradores da região tenta uma nova reunião com o prefeito para retomar a agenda de cheias.