Cansados de ter a residência invadida pela água e de perder móveis durante tempestades, cheias do Gravataí e transbordamentos de arroios, uma comissão de moradores do bairro Parque da Matriz esteve na Prefeitura de Cachoeirinha e entregou ao prefeito Cristian Wasem (MDB), um documento contendo sugestões para amenizar a problemática que tem sido corriqueira na cidade.
Entre as reivindicações da comissão está a limpeza do leito do arroio (na extensão do Parque da Matriz); o aumento da contenção de terras às margens do Passinhos (no trecho da Rua Tijucas); a ampliação do escape sob a BR 290 para evitar o represamento da água; implantação de bombas próximo da Corsan para auxiliar na velocidade do escoamento; ampliação e manutenção de bocas de lobo para facilitar a drenagem e a criação de projeto para a construção de um sistema de drenagem com capacidade para coletar o excesso de água e dar vazão, evitando o represamento.
Estas sugestões foram reunidas para ajudar o poder público a encontrar uma maneira que amenize estes transtornos para os populares.
Membro do grupo do Matriz, Elenilso Portela, ressaltou que cada vez que é emitido um alerta de tempestade, os moradores não dormem porque precisam ficar atentos para a qualquer momento deixarem as casas em decorrência do aumento do nível da água ou levantar os móveis. O principal problema na área do Parque Imperatriz é o transbordamento do Arroio Passinhos. A água que desce do Passinhos juntamente com o acumulado de chuva que se concentra nas ruas do bairro é maior que a capacidade de vazão dos três escapes que passam embaixo da Freeway. Sem vazão, ela invade pátios e casas.
“Sabemos que tem que ser feito um investimento bem planejado, pois se trata de dinheiro público. Mas os moradores pagam em dia o IPTU e queremos que seja bem investido, em prol da comunidade, pois queremos viver e morar com dignidade”, diz o morador.
LEGENDA: Arroio Passinhos, no trecho da rua Tijuca, em dias de chuva excessiva não comporta mais a vazão da água