Na manhã do sábado (16), Dia Mundial da Limpeza, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, foi realizado um mutirão para recolhimento de entulhos e lixos de diferentes tipos depositados na área pública, localizada nas proximidades da EMEI Beija-Flor do Bosque. No total, mais de 50 pessoas participaram da limpeza e os materiais recolhidos foram armazenados em 115 sacos de lixo de 100 litros e encaminhados ao aterro sanitário.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eduardo Quintana, esclarece que o objetivo da ação foi tornar o espaço acessível para a realização de um levantamento técnico para o registro legal das nascentes de depressão existentes. Segundo o gestor, “com estes dados será possível mobilizar representantes da sociedade civil organizada, em ações práticas que conscientizem sobre a compreensão e a necessidade de mudanças de hábitos na geração e na destinação dos resíduos sólidos urbanos”. Acrescenta que no próximo dia 26 de setembro iniciarão as avaliações técnicas sazonais para o acompanhamento do comportamento hídrico das nascentes no local.
Além dos moradores do bairro, participaram da ação os integrantes do Instituto Limpa Brasil; grupos de Escoteiros Guajara Mirim e Sentinelas do Vale; empresas Eko brasi e Brix Cargol; Escola Rodrigues Alves; EMEI Beija-Flor; Rotary Club e Associação de Preservação Apnvg.