A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), promove capacitações mensais às equipes de atendentes, entrevistadores e estagiários que realizam o cadastramento do CadÚnico nos serviços de assistência social.
Na última semana, o encontro contou com a palestra “O atendimento e relacionamento com o cidadão 60+”, ministrada por Martin Henkel, atuante no Projeto Gravataí uma Senhora Cidade e um Senhor Futuro.
O programa tem como objetivo construir um diagnóstico e aprimorar as políticas públicas voltadas aos idosos de Gravataí. No encontro, mais informações sobre quem são as pessoas com mais de 60 anos que vivem na cidade e quais as suas necessidades foram debatidas. Os idosos em Gravataí representam, hoje, 17,5% da população geral.
Atualmente, 11.399 idosos estão incluídos no CadÚnico em Gravataí, o que representa 14,4% do total de cadastrados. Um número expressivo de pessoas acima de 60 anos inscritos no cadastro único são atendidos diariamente pelas equipes da assistência social.
A gestora do Cadastro Único Márcia Melo, ressalta que o ingresso no CadÚnico possibilita aos idosos o acesso a diversos programas e benefícios do governo, tornando imprescindível a atualização dos dados e a qualificação no atendimento voltado a este público.
Martin destacou, ainda, as alterações que acontecem com a idade, o que deve ser observado com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade para estas pessoas, que os inclua.
A palestra trabalhou situações que podem ocorrer nesta faixa etária, como alterações na audição e visão, cognição e velocidade, linguagens e referências, que merecem atenção. Além de recomendações como o atendimento presencial, para garantir a eficiência da comunicação.