Candidato de oposição, o criminalista Luiz Fernando Rodrigues foi eleito presidente da subseção da OAB Gravataí, em votação realizada nesta sexta-feira (22). A advogada Carla Mônego Basler foi eleita vice-presidente. Pela primeira vez, a eleição foi totalmente virtual. Dois grupos disputaram o pleito para o triênio 2025-2027 que teve disputa apertada e decidida por uma diferença de 71 votos. A Chapa 10 “Renova OAB”, liderada por Luiz Fernando, recebeu 376 votos, o equivalente a 55,21% dos votos válidos, contra 305 (44,79%) da Chapa 11 “Unidos pela Ordem”, de Maria Helena Petry, apoiada pelo atual presidente Marshal Brandini. Com isso, a eleição em Gravataí teve o total de 741 votos, sendo 29 brancos e 31 nulos.
O candidato vencedor vai comandar a subseção nos próximos três anos, contando a partir de 1 de janeiro de 2025. A posse ocorre tradicionalmente em janeiro, ainda sem data e local marcados.
A gestão ganhadora é formada pelos seguintes integrantes:
Presidente: Luiz Fernando Rodrigues
Vice-presidente: Carla Mônego Basler
Secretário-geral: Elso Joares Pires da Silveira
Secretária-adjunto: Roberta Campos da Fonseca Gusso
Tesoureiro: Luciano Fischer Maia
PERFIL DO PRESIDENTE ELEITO
Luiz Fernando Rodrigues é formado em Direito na Faculdade CNEC Gravataí. Atualmente é sócio-proprietário do escritório de advocacia Schardosim Rodrigues desde 2013, com especialidade em Direito Penal e Empresarial. Além disso, entre 2019 e 2023, presidiu o Observatório Social do Brasil – Gravataí e Glorinha.
CHAPA REELEITA EM CACHOEIRINHA
Os integrantes da OAB, subseção de Cachoeirinha, também foram às urnas ao longo desta sexta. A eleição definiu o comando da OAB local para os próximos três anos. Apenas uma chapa estava inscrita. A chapa 10 “OAB Unida é mais forte”, representada pela atual presidente Flávia Maria Casotti, que foi eleita para o segundo mandato consecutivo, com 295 votos dos 372 votantes. O pleito ainda teve 30 votos em brancos e 47 nulos. Além de Flávia, compõem a diretoria reeleita: Marcos Antônio Teixeira dos Santos (vice), Adriano Oliveira da Luz (secretário geral), Miriam Soares Stock (secretária adjunta) e Iolanda Maria da Silva (tesoureira).