Promover qualidade de vida para além dos espaços tradicionais é tarefa diária das unidades de saúde municipais. Nesta terça-feira, 17, a Unidade de Saúde da Família (USF) Costa do Ipiranga realizou uma ação nesse sentido: em alusão ao Outubro Rosa, profissionais do serviço fomentaram uma roda de conversa voltada à divulgação de informações sobre o câncer de mama para cerca de 20 funcionários da empresa BSC Especialidades Químicas, que fica na área de atuação da unidade.
De acordo com a coordenadora da USF Costa do Ipiranga, Roberta Tomazi, os funcionários da empresa participaram ativamente da atividade. “Também fizemos uma parte prática, levando próteses mamárias para que os funcionários pudessem identificar os nódulos”, acrescenta a enfermeira.
Além disso, o objetivo da ação foi fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde sobre prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Entre as medidas preventivas, o órgão salienta três importantes cuidados para reduzir os fatores de risco: manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa e evitar o consumo de bebida alcoólica.
Demais ações
Durante todo o mês, a USF Costa do Ipiranga está intensificando as ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha realizada anualmente que visa divulgar informações sobre o câncer de mama e intensificar as atividades de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Sempre às quintas-feiras de outubro, há livre demanda para coleta de preventivo (para mulheres de 25 a 64 anos), solicitação de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos) e sala de espera sobre câncer de mama.
Neste sábado, 21, a unidade contará com outra ação de cuidados com a saúde da mulher, juntamente com o Dia D de vacinação. No dia 26 de outubro, haverá uma programação especial destinada ao público feminino. Na data, haverá conversa com representantes da Casa Lilás sobre o funcionamento do serviço e sobre a valorização da mulher, assim como práticas integrativas e complementares (PICs) em saúde.
A SMS lembra que, embora sejam intensificadas durante este período, essas ações de saúde estão disponíveis para o público-alvo durante o ano inteiro na rede municipal de saúde. Mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alteração da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independente da faixa etária e do histórico familiar. Se diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de mama possui maior chance de cura, com possibilidade de tratamentos menos agressivos e maior qualidade de vida para as mulheres.