Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Parceria com o Dom Feliciano garante doadores de sangue ao Dom João Becker

dfabda82 327c 4c92 bc98 d963cfdf0e11

Enquanto o posto de coleta não chega, a população se mobiliza pelo estoque de sangue em Gravataí. Nessa quarta-feira (26), um mutirão de doadores seguiu o destino do Hemocentro do Estado e o Banco de Sangue da Santa Casa para ajudar o Hospital Dom João Becker. Ao todo, 55 alunos, professores e colaboradores do curso técnico de enfermagem da Escola Dom Feliciano realizaram esse nobre gesto de amor ao próximo. A ação também contou com o apoio da empresa de transportes Sogil, que disponibilizou o deslocamento a Porto Alegre.

Único hospital de um município rodeado por rodovias importantes, o Dom João Becker é vulnerável à falta de sangue para atendimento, principalmente de acidentados. Nos últimos dias, o número reduzido de bolsas de todos os tipos colocou em risco a realização de cirurgias e outros procedimentos.

A mobilização dessa quarta-feira teve por objetivo garantir o estoque seguro para o atendimento no hospital de Gravataí. “Temos uma ótima parceria com o Dom Feliciano, que além de primar pela educação de qualidade, também possui uma profunda cultura de humanização. Agradecemos mais esse apoio da instituição”, afirma o coordenador de enfermagem do Dom João Becker, Rudinei Bittencourt. Na última semana, a Agência Transfusional do HDJB contava com apenas 40% do estoque considerado regular do tipo “O positivo”. Outros tipos também estavam em quantidade considerada crítica, caso houvesse um pico de demanda.

No Dom João Becker, são utilizadas, em média, 250 bolsas de sangue por mês, sendo necessário ao menos 350 doadores. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, principalmente os de RH negativo. “Somos um hospital geral, mas que atende muitos casos de traumatologia, em razão de acidentes na Freeway, RS-118 e RS-020, principalmente. Por isso, o estoque adequado de sangue é fundamental para salvarmos vidas”, ressalta Rudinei.

Para doar ao Dom João Becker, basta se dirigir ao Hemocentro do Rio Grande do Sul ou o Banco de Sangue da Santa Casa, ambos em Porto Alegre. Confira abaixo os endereços e contatos para mais informações:

HEMOCENTRO DO RS
Av. Bento Gonçalves, 3722
Agendamento pelo WhatsApp: (51) 98405-4260
Mais informações: (51) 33366755, (51) 3339-7323 e (51) 3339-7330

BANCO DE SANGUE SANTA CASA
Av. Independência, 75
Informações: (51) 3214-8025 https://www.santacasa.org.br/doacao-de-sangue



Total
0
Shares
Anterior
Dia Mundial da Água: escola municipal Albino Dias de Melo realiza projeto interativo sobre importância da preservação dos recursos hídricos
img 40F8E0328EF06951EB13E0CBA4C51585349BCEF0 420x870

Dia Mundial da Água: escola municipal Albino Dias de Melo realiza projeto interativo sobre importância da preservação dos recursos hídricos

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no último 22 de março, a Escola

Próximo
Nova lei da placa Mercosul, que inclui QR Code, já está em vigor e vale para todos os motoristas
IMG 20250326 WA0015

Nova lei da placa Mercosul, que inclui QR Code, já está em vigor e vale para todos os motoristas

As placas de identificação veicular no Brasil passaram por uma transformação

Leia também...