Através da parceria com a Kinder – Centro de Integração da Criança Especial, a Secretaria Municipal de Educação está viabilizando atendimento especializado a 12 estudantes da rede municipal. “Estes alunos foram encaminhados pela Smed e passaram pelos critérios da ONG.
Em julho fizemos o acolhimento de suas famílias, que fizeram a matrícula e iniciaram os atendimentos aos seus filhos gratuitamente. A Smed fornece o transporte adequado até o local. Agora, novos estudantes estão sendo encaminhados para triagem”, contou a secretária da pasta, Isabel Fonseca. Os que não passaram nos critérios da Kinder continuam recebendo atendimento no município: nas escolas, no Cmaeel e na Saúde.
O Centro conta com suporte de Saúde (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Estimulação Precoce), com apoio estrutural (Psicologia, Neuropediatria, Enfermagem e Serviço Social) e apoio educacional (professores, pedagogos e psicopedagogos). A ONG, com sede em Porto Alegre, presta serviços de Educação Especial e Reabilitação para bebês, crianças e jovens com deficiências múltiplas, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o acesso e a inclusão social. Com infraestrutura e equipe qualificada, a instituição atende atualmente, cerca de 250 crianças e jovens, com idade entre 0 e 24 anos.