A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) está fiscalizando os pontos de descarte de entulhos oriundos da tempestade do dia 16 de janeiro.
Responsável pelos registros, o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU), planilhou todos os endereços registrados através de vistorias e denúncias para que a secretaria pudesse ir até os locais indicados.
Desde o fenômeno climático chamado de supercélula, que foi responsável por deixar um cenário de destruição na cidade, a Prefeitura contou com quatros pontos de coleta provisórios, além dos ecopontos para que o descarte de entulhos fosse feito de forma correta pela população e Prefeitura.
Porém, a SMSU detectou a incidência de diversos descartes irregulares pela cidade e está fiscalizando os mesmos, além de investigar o responsável pelo feito e autuando o mesmo por descarte irregular de resíduos.
Na Rua Otelo Rosa, bairro COHAB C, local onde era um ponto provisório de coleta já foram identificados três infratores, por exemplo.
O secretário adjunto da SMSU, Laone Pinedo, também relata que na Rua Caxias do Sul também houve descarte irregular.
“O proprietário do imóvel iniciou reformas e descartou material no passeio. Foi autuado e deu a destinação correta dos materiais”.
Pinedo também salientou que além da autuação, quem for flagrado descartando entulhos em locais impróprios, deve pagar multa de 6 mil reais, que fica vinculada ao IPTU do imóvel gerador.
A Prefeitura, através da SMSU, informa que denúncias sobre descarte de entulhos em locais impróprios podem ser denunciados com sigilo total através do telefone 3600 7517. O contato com este número de telefone também pode ser realizado pelo WhatsApp.