Um prédio abandonado foi atingido por um incêndio de grandes proporções em Gravataí e corre risco de desabamento. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o fogo na edificação localizada na Avenida Ely Corrêa, bairro Parque dos Anjos, próximo da garagem da empresa de ônibus Sogil, começou por volta das 18h de domingo e, até a manhã de segunda, as chamas estavam 70% controladas.
No combate às chamas, cerca de 420 mil litros de água foram usados. Não houve feridos, e bombeiros de oito municípios foram deslocados para o atendimento da ocorrência: além de Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas e Porto Alegre. “Nós precisamos ter muita atenção porque o prédio pode colapsar. As paredes e a estrutura metálica estão comprometidas”, alertou o tenente Fabiano Pereira, oficial de serviço do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), responsável pela operação.
Havia locais de difícil acesso dentro do complexo, que conta com diversos tipos de materiais, que vão desde tecidos, pneus até serragem e outros tipos de entulho. Havia também risco de as chamas se propagarem para um matagal ao lado. A área onde o incêndio ocorreu não fica distante da Freeway, de onde era possível visualizar a fumaça, além de outros pontos do município.
Empresas próximas foram alertadas do incêndio, porém a maior parte dos estabelecimentos abriu normalmente, e os trabalhadores observavam a movimentação.
Houve bloqueio total no trânsito por parte da Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal de Gravataí na avenida no sentido em direção a Glorinha, enquanto no sentido contrário, na direção da ERS-118, o bloqueio foi parcial. A Prefeitura de Gravataí informou que unidades básicas de saúde foram postas em alerta para possíveis casos de inalação de fumaça com sintomas como náuseas, tosse e vômito, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prefeito José Linck esteve sendo monitorada, caso fosse afetada.