Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura de Gravataí atende moradores atingidos pelas chuvas e granizo

IMG 2498

Durante o dia, a Prefeitura de Gravataí por meio da Defesa Civil e Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), trabalhou para mitigar os danos causados pelos eventos climáticos e atender a população.

No final desta tarde, o prefeito Luiz Zaffalon cancelou as aulas da rede municipal de ensino nos três turnos, manhã, tarde e noite, na próxima quarta-feira, 27. Aproximadamente 1.200 pessoas afetadas.

Além da distribuição de mais de mil metros de lona, no início da tarde as equipes da Guarda Municipal retiraram moradores que tiveram suas casas alagadas. No bairro Vila Rica, região da rua Lagoa Formosa, o Arroio Barnabé transbordou e 35 pessoas precisaram sair de suas casas, incluindo crianças de colo. De acordo com o Guarda Municipal Gustavo Gattino, os moradores se encaminharam para casas de conhecidos e familiares.

Além do cancelamento das aulas, o prefeito Luiz Zaffalon também solicitou o fechamento das Unidades de Saúde da Família Morungava, Costa do Ipiranga e São Marcos. “Passamos o dia trabalhando, ajudando a comunidade e atendendo todos os chamados que recebemos. Tanto a Guarda, quanto a Defesa Civil e as equipes da assistência social estão desde o início do dia na rua para auxiliar a população”, afirmou Zaffa.

No bairro Mato Alto, a moradora da rua Brasília, dona Lene, conta que o nível do rio subiu de uma hora para outra. “Meu marido saiu para trabalhar pela manhã e a água não estava nem perto. Agora precisamos improvisar uma forma de sair de casa, pois ela já está chegando na porta”, explica.

Segundo a Defesa Civil, além do Mato Alto e da Vila Rica que sofreram com as chuvas e alagamentos, a Costa do Ipiranga e o Miraflores foram fortemente atingidos pelo granizo.

Os números da Defesa Civil mostram que, desde sexta-feira, já foram mais de 137mm de chuva no município, 43 apenas hoje. O Rio Gravataí está com 4,81m, o nível normal é de 2,60m.

Para onde ligar

A Defesa Civil está trabalhando para atender todos os atingidos e foram disponibilizados contatos diretos para a solicitação de lonas e telhas. O morador pode ligar para (51) 9 9677.5371. A assistência social está atendendo no número (51) 3600.7131 e a Guarda Municipal no 153.

Em qualquer caso de emergência, a população também pode ligar para a Defesa Civil (51 )9 9332.7385, Bombeiros, 193, Brigada Militar, 190, SAMU, 192 ou Fiscalização de Trânsito, 51 3600.7107.



Total
0
Shares
Anterior
Chuva de granizo deixa famílias desabrigadas e casas destelhadas em Gravataí e Cachoeirinha
169003b1 46e7 4492 9af3 93a534320ef8

Chuva de granizo deixa famílias desabrigadas e casas destelhadas em Gravataí e Cachoeirinha

A chuva forte que caiu sobre as cidades de Cachoeirinha e Gravataí nesta

Próximo
Defesa Civil e Guarda Municipal já distribuíram mais de mil metros de lona para afetados pelas chuvas
IMG 2499

Defesa Civil e Guarda Municipal já distribuíram mais de mil metros de lona para afetados pelas chuvas

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria para Assuntos

Leia também...