Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura de Gravataí orienta cuidados de saúde a moradores, profissionais da área e a voluntários

IMG 6791

A Prefeitura de Gravataí segue mobilizada para auxiliar as pessoas impactadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. As inundações e áreas alagadas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários e profissionais de saúde que estão na linha de frente para prestar os atendimentos, em especial para doenças que enchentes podem provocar, como leptospirose, hepatite A, infecções de pele e gastrointestinais.

Doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e de outros animais, a leptospirose é transmitida por água contaminada. Os sintomas da doença geralmente aparecem de 5 a 14 dias depois do contato com a urina ou a água contaminada, mas podem ocorrer até 30 dias após a exposição aos alagamentos. Eles incluem cansaço, fraqueza, náuseas, vômitos, febre alta, dor de cabeça e dores musculares, principalmente nas panturrilhas. Nas formas mais graves, podem ocorrer icterícias (olhos e pele amarelados) e sangramentos. 

A hepatite A, por sua vez, está diretamente relacionada às baixas condições de saneamento básico e de higiene – a transmissão ocorre por meio do contato de fezes com a boca e pelo consumo de água contaminada ou alimentos não higienizados adequadamente. Na maioria das vezes, é uma infecção com sintomas leves, mas também requer atenção. Os sintomas costumam aparecer com febre, mal-estar geral, náuseas e vômito e dificuldades digestivas.

Além disso, a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI-RS) alerta que lesões como cortes e escoriações devem sempre permanecer cobertas, pois, com esses ferimentos, as bactérias, fungos e outros patógenos podem entram no organismo e causar infecções – em casos mais graves, estes patógenos adentram a corrente sanguínea, levando a quadros de sepse, e até a morte.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí ressalta que, em caso de sintomas de alguma dessas doenças, deve-se procurar atendimento médico imediatamente em algum dos serviços de saúde municipais. Os cuidados devem ser mantidos mesmo após os níveis das águas baixarem.

Cuidados para evitar as doenças

A SMS alerta sobre cuidados para prevenir o risco de contaminação pelas doenças, como não jogar lixo no chão, pois pode haver entupimento de bueiros e canos de esgoto. Também deve-se atentar para outras medidas, tais como:

– Consumir água potável;
– Evitar banhos em lugares de enchentes;
– Realizar a limpeza periódica de caixas d’água, de forma a manter casa e terreno limpos e evitar acúmulo de resíduos;
– Manter alimentos acondicionados, fora do alcance de roedores;
– Não pescar em locais contaminados (açudes, leitos de arroios);
– Usar botas ao andar em zonas alagadas ou com lama;
– Usar luvas ao limpar caixas de gordura, mexer na terra ou trabalhar com material de reciclagem;
– Guardar o lixo em latões fechados, para coleta antes de o lixeiro passar

O que fazer caso o contato com água contaminada for inevitável

Caso o contato com água contaminada não puder ser evitado, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com essa água.

Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de quatro xícaras de café para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, pois pode haver o risco de transmissão da doença.



Total
0
Shares
Anterior
Danos Físicos ao Imóvel: saiba o que é e quem tem direito ao seguro
IMG 6790

Danos Físicos ao Imóvel: saiba o que é e quem tem direito ao seguro

Com a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul vive, muitas dúvidas surgem

Próximo
Rio Gravataí estabiliza em 6,22cm, segundo Estação Hidrometeorológica
8e203a59 eb77 4fc4 9278 0c0a3764d468

Rio Gravataí estabiliza em 6,22cm, segundo Estação Hidrometeorológica

O Rio Gravataí, de acordo com novos dados da Estação Hidrometeorológica da

Leia também...