Priorizando a transparência no governo e responsabilidade com a população, o prefeito Luiz Zaffalon apresentou, em cumprimento ao Artigo 28 da Lei Orgânica Municipal, a prestação de contas dos primeiros meses da atual gestão. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores de Gravataí, incluindo o presidente da Casa, o vereador Clebes Mendes (na foto ao lado de Zaffalon).
O avanço em números
Zaffalon abriu o evento com a apresentação dos números que foram investidos no município. Baseado em dados apurados pela Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO), Gravataí fechou o primeiro trimestre de 2025 com R$22.437.750,00 investidos na cidade, sendo eles 9.276.050,00 oriundos dos recursos próprios.
No evento, também foi salientado o salto que o município apresentou na escala de economia de cidades do RS.
“Entre 2023 e 2024, Gravataí estava na 9ª posição das maiores economias do estado. Hoje, recuperamos a quarta posição no ranking”, enfatizou o prefeito.
“Seguimos trabalhando com constância e focando em parcerias para a cidade, garantindo que cada vez mais se invista por aqui. Em 2024, foram investidos 1 bilhão de reais pelo mercado imobiliário em Gravataí, provando que Gravataí está cada vez melhor para se viver e investir”.
Obras
Por todo o município não faltaram novas construções e investimentos, que garantiram mais qualidade em saúde, educação e infraestrutura. Somente nos três primeiros meses do ano corrente, foram entregues duas quadras cobertas para escolas municipais e 9 km de arroios foram desassoreados, por exemplo.
Conforme os dados apresentados, o investimento em qualificação na cidade também foi um ponto alto do trimestre.
“Levamos qualificação não somente para o nosso efetivo, que vai oferecer um serviço de ainda maior qualidade, mas também para a população que está em busca de trabalho”, relatou Zaffalon.
Investimentos futuros
Até o final do ano de 2025, Gravataí prevê números expressivos de entregas, novas parcerias e investimentos. Com prazo de entrega até julho, o plano de drenagem e manejo de águas pluviais será responsável pela minimização dos riscos de enchentes na cidade, enquanto a obra de uma bacia de contenção na região da Upa das Moradas será responsável pelo problema crônico de alagamentos no bairro Vera Cruz e arredores.
As áreas da saúde, educação e cultura também receberão crescimento com a construção do Caps III, com a parceria com o Instituto Lemann em um novo projeto de alfabetização e com a entrega de novas salas multiculturais.
Após a apresentação dos resultados e projeções para os próximos meses de gestão, o evento abriu espaço para perguntas e dúvidas.