Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Prefeitura implanta Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para garantir proteção a crianças e adolescentes

IMG 2752

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), implanta o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que visa oferecer acolhimento temporário nas casas de famílias interessadas em fazer parte da proteção desses acolhidos. O serviço busca proporcionar um ambiente familiar, seguro e afetuoso até que seja possível o retorno à família de origem ou a adoção por uma família substituta.

O acolhimento é temporário, com início, meio e fim, e tem como objetivo garantir o bem-estar da criança ou adolescente enquanto as autoridades competentes avaliam e definem o melhor encaminhamento para cada caso.

“Este Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é essencial para garantir que crianças e adolescentes em situação de risco tenham um ambiente seguro e acolhedor enquanto suas situações são resolvidas. Convidamos a comunidade a participar desse ato de amor e cidadania”, destaca o secretário da SMFCAS, Leandro Ferreira.

“A implantação do serviço de acolhimento em família acolhedora vem para qualificar os Serviços de acolhimento institucional do município e é um marco histórico para a Proteção Social Especial da SMFCAS”, destaca Bianca Guedes, Diretora da Proteção Social Especial.

Requisitos para ser uma Família Acolhedora:

Para participar do serviço, é necessário atender aos seguintes requisitos:

Ter idade igual ou superior a 24 anos;
Residir em Gravataí há pelo menos um ano;
Ter concordância de todos os membros da família no domicílio;
Não possuir antecedentes criminais;
Não apresentar comprometimento físico ou mental que impossibilite o cuidado ao acolhido, assim como não ter dependência química;
Não estar no cadastro de adoção e nem ter intenção de adotar;
Ter disponibilidade de tempo para garantir o cuidado e bem-estar do acolhido, incluindo atividades escolares, consultas médicas e outras necessidades diárias.


Quem pode ser acolhido?

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que tiveram seus direitos violados e os vínculos rompidos com a família de origem, as quais não conseguiram cumprir sua função de cuidado e proteção.

Como se inscrever?

As famílias interessadas em fazer parte desse importante trabalho social podem se inscrever através do QR Code disponibilizado pela SMFCAS, pelo site da Prefeitura de Gravataí, ou entrar em contato pelo telefone (51) 3600.7679 ou pelo e-mail [email protected].

A Família Acolhedora é uma oportunidade de transformar vidas, garantindo proteção e acolhimento para quem mais precisa. Se você tem condições de oferecer amor e cuidado temporário, participe e faça a diferença na vida de uma criança ou adolescente em situação de risco.



Total
0
Shares
Anterior
SAE participa do Bloco da Onça Negra com ações de prevenção às ISTs e promoção da saúde
IMG 2751

SAE participa do Bloco da Onça Negra com ações de prevenção às ISTs e promoção da saúde

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria Municipal da Saúde

Próximo
Cine Memória leva conscientização sobre Alzheimer durante a campanha Fevereiro Roxo em Gravataí
IMG 2753

Cine Memória leva conscientização sobre Alzheimer durante a campanha Fevereiro Roxo em Gravataí

Dando seguimento às ações alusivas à campanha Fevereiro Roxo, a Prefeitura de

Leia também...