O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esteve presente no último domingo, 9, na edição do Bloco da Onça Negra, que reuniu grande público em frente à Casa de Cultura. Na ação, o serviço distribuiu preservativos e gel lubrificante e levou orientações preventivas sobre as profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV. Com as festas do período, a SMS também reforça os cuidados pessoais para um Carnaval com saúde e segurança.
A SMS lembra que o uso de preservativo fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A pasta ressalta ainda a importância da prevenção combinada, que consiste na associação de diferentes métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.
Entre as ações que compõem a prevenção combinada, estão os testes rápidos – disponíveis em todas as unidades de saúde e que possibilitam o diagnóstico precoce de quatro infecções sexualmente transmissíveis: HIV, sífilis e hepatites B e C -, o uso dos preservativos e a imunização contra o HPV e contra a hepatite B, também disponíveis nas unidades de saúde. Entre outros objetivos, a prevenção combinada objetiva reduzir danos e eliminar o estigma e a discriminação quanto às pessoas vivendo com HIV/Aids.
SAE
O Serviço de Assistência Especializada é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose. O serviço é composto por equipe multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.
Os usuários podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local (Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3600 – 7780.