A gravataiense Maria Cristina Ferreira Dornelles, de 40 anos, é a nova chefe da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que uma mulher assume o posto desde a fundação da unidade, em 1985. Ela atua como adjunta até o final de setembro.
A DSE é responsável por garantir a segurança da escolta de apenados. Suas atribuições incluem apresentação dos detentos em audiências e sessões da Justiça, escoltas de médio e alto risco e transferências estaduais e recambiamentos interestaduais, com atuação em todo o país. Em 2024, o efetivo fez mais de 12 mil deslocamentos de presos.
Maria Cristina é formada em Jornalismo, com pós-graduada em Gestão Pública e Gestão Prisional. Nascida em Gravataí, integra a Polícia Penal desde dezembro de 2014.
Começou a carreira na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG), onde permaneceu ao longo de seis anos. Ali, exerceu as funções de supervisora e auxiliar de segurança e disciplina. Também com essas atribuições, participou da inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica (NUGESP), em 2022.
Ainda entre 2021 e 2022, integrou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR-10). Desde setembro de 2023, está lotada na DSE, onde também já atuou no centro de operações e no setor de Inteligência.




