Que a atividade física é fundamental para uma vida saudável ninguém duvida. Em Gravataí, cerca de 1,5 mil pessoas participam do Programa de Núcleos Esportivos, oferecido gratuitamente pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Além de promover a saúde para os integrantes dos 41 núcleos espalhados por 26 bairros da cidade, a iniciativa incentiva a socialização, a inclusão e o lazer, ampliando a sensação de bem-estar da população.
A maioria dos participantes faz aulas de ginástica localizada e dança, principalmente idosos. São exercícios duas vezes por semana e com duração de uma hora cada sessão. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, a partir dos 12 anos. Há ainda, grupos de vôlei e escolinhas de futebol para crianças e adolescentes. Para a grande parte dos participantes, o único momento que fazem atividades físicas é durante as aulas do programa.
“Sair de casa para fazer exercícios e amigos é uma atividade que faz toda a diferença na vida das pessoas, especialmente os idosos. Quem participa se sente melhor em todos os aspectos, o que acaba diminuindo o uso de remédios e as doenças. A prefeitura está empenhada em aumentar o bem-estar da população e oferecer alternativas de convivência”, comentou o prefeito Luiz Zaffalon (PSDB).
Um dos principais locais usados pelos núcleos é o ginásio de esportes da Ulbra, que foi comprado pela prefeitura dentro do complexo que formou o novo Centro Administrativo. A estrutura foi repassada pela a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para ser disponibilizada aos núcleos esportivos.
Alguns núcleos chegam a reunir mais de cem pessoas. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Valtair Luciano Cardoso, os relatos dos participantes são gratificantes: “O programa tem sido transformador para muitas pessoas, especialmente para os idosos. Há relatos de pessoas que só ficavam em casa, sozinhos a maior parte do tempo. Ao começarem a participar das atividades, pararam com remédios e venceram a depressão. São vidas transformadas. No caso dos núcleos esportivos, com aulas de vôlei e futebol, é uma alternativa para crianças e adolescentes focarem nas coisas boas para o seu desenvolvimento e alimentarem o sonho de serem atletas profissionais”, avaliou.
Para participar, o interessado pode se dirigir diretamente ao local onde ocorrem as atividades e procurar pelo coordenador do Núcleo Esportivo. Para saber onde funciona o Núcleo Esportivo no seu bairro, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer pelo telefone (51) 3600-7735.