O Rio Grande do Sul terá a partir do próximo ano o maior e mais completo programa de combate à evasão e ao abandono escolar do Brasil. O Todo Jovem na Escola, do Governo do Rio Grande do Sul, foi reformulado e a partir de 2024 passará a contar não com um, mas com quatro incentivos aos estudantes do Ensino Médio, inscritos no CadÚnico. Trabalhamos durante meses no novo formato, através do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), para entregar não só um programa, mas uma política pública transformadora na vida dos jovens gaúchos.
Além do incentivo mensal, que neste novo modelo será progressivo, o aluno receberá uma bolsa-auxílio material escolar, terá a poupança aprovação e o prêmio engajamento para o estudante do 3º ano que participar das provas padronizadas, como do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).
Ao lado do governador Eduardo Leite, apresentamos hoje o novo TJE e lançamos também o Partiu Futuro, programa de empregabilidade jovem, para fortalecer a política estadual de Juventude e garantir oportunidades de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social. O Partiu Futuro prevê qualificação técnica e aprendizagem profissional do jovem aprendiz por meio de estágios e atividades profissionalizantes a alunos do Ensino Médio da rede estadual.