Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Referência nacional e listada entre as quatro melhores do Rio Grande do Sul, UTI do Hospital Dom João Becker recebe certificado pela excelência na qualidade do atendimento a pacientes críticos

gti3

A excelência em desempenho e qualidade no atendimento a pacientes críticos de alta gravidade, no qual cada segundo é vital para a vida da pessoa, é tarefa árdua e exigente. O Hospital Dom João Becker (HDJB) sabe dessa necessidade e, tendo isso em vista, mantém um alto padrão na assistência a usuários internados. Prova disso é um recente estudo que reconheceu e revalidou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital como referência nacional e uma das quatro melhores do Rio Grande do Sul. “Ficamos felizes por esta distinção. A população de Gravataí merece esta qualidade em momentos difíceis e críticos da vida”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Idealizado em parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a Federación Panamericana y Ibérica de Medicina Crítica y Terapia Intensiva (FEPIMCTI) e a Epimed Solutions, o projeto é dedicado à caracterização do perfil epidemiológico das UTIs Brasil afora. Ao todo, foram 800 hospitais brasileiros analisados, inclusive grandes complexos de saúde de São Paulo e Rio de Janeiro. 

O certificado Top Performer – atestado ao HDJB – é concedido às unidades de terapia intensiva que apresentam alta eficiência nos atendimentos, com validade de 1 ano. Além de Gravataí, receberam tal premiação no RS o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Hospital Santa Ana, também de Porto Alegre, e o Hospital Unimed Vale do Sinos, de Novo Hamburgo.

Para o HDJB, a revalidação do selo, além de atestar a qualidade assistencial, tem um simbolismo positivo para o serviço de saúde praticado em Gravataí e região. “Obter uma certificação dessas é chegar ao ápice da qualidade assistencial. No entanto, preservar essa régua alta é um desafio até maior, visto que nos cobramos diariamente para manter esse padrão. E sabemos que Gravataí precisa de uma UTI com essa eficiência”, afirma o diretor técnico do HDJB, Fernando Issa. 

Ainda conforme o Becker, a UTI do hospital atende casos variados, desde traumas por acidentes graves, passando por doenças cardiovasculares como infarto e AVC, além de infectocontagiosas que exigem intervenções rápidas. “Atender o paciente crítico sempre é desafiador, mas o envolvimento de toda a nossa equipe faz a diferença. Aqui temos um sentimento comum de querer progredir, se sentir inquieto com os desafios assistenciais que toda UTI tem”, afirma o médico Michael Milman, gestor da unidade. 

Duplicação da UTI do Becker

Ciente da necessidade de possuir uma estrutura de qualidade e à altura da necessidade demandada por uma cidade do tamanho de Gravataí – que recebe diversos pacientes de cidades da Região Metropolitana -, a Prefeitura, em parceria com a Santa Casa, ampliou, no final de 2021, a área da UTI do Becker de 257 metros quadrados para 515 metros quadrados e duplicou o número de leitos de UTI, aumentando de dez para 20 unidades.  

“A duplicação da UTI representou um dos passos mais importantes do nosso governo municipal, no intuito de fornecer a qualificação da estrutura existente à época”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Além da duplicação de leitos e da área física, a nova UTI do hospital foi entregue com outras melhorias, como sanitário para pessoas com deficiências (PcD), ampla sala de espera, novas áreas de apoio para a assistência e nova estrutura de diálise.

Ao todo, são 22 médicos (sendo um responsável técnico), dez enfermeiros, uma supervisora de enfermagem e 63 técnicos, além da equipe de apoio multidisciplinar (fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e farmacêuticos). A unidade também conta com programa de residência médica da Unisinos, que amplia a sua cobertura assistencial, garantindo ainda mais qualidade no atendimento dos pacientes.

Melhorias na atenção hospitalar

A entrega da duplicação da UTI somou-se aos recentes investimentos realizados em parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa na área hospitalar nos últimos anos, permitindo uma série de avanços na área da saúde municipal. Entre elas, destacam-se a Central de Endoscopias e a nova área de Ensino e Pesquisa para médicos residentes do hospital, voltados à ampliação da cobertura estrutural e assistencial do hospital.

Além disso, foi entregue, ao final do ano passado, a primeira fase da Nova Emergência SUS, com 20 novos leitos de observação em uma estrutura moderna, equipada e ampliada. Ao final das três fases, a Nova Emergência SUS será triplicada, passando dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados. Além disso, contará com 35 leitos (adultos e pediátricos), além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí já aplicou mais de 7,3 mil doses contra a gripe; imunizante segue disponível para grupos prioritários em todas as 30 unidades de saúde municipais
img 0D2E4CBD6E240F6BEA4C77DE6C9EA2B0847BF700 420x870

Gravataí já aplicou mais de 7,3 mil doses contra a gripe; imunizante segue disponível para grupos prioritários em todas as 30 unidades de saúde municipais

Iniciada na última semana, a campanha de vacinação contra a gripe para grupos

Próximo
Falta de atendimento em hospitais vizinhos faz Dom João Becker operar acima da capacidade
IMG 20240403 WA0027

Falta de atendimento em hospitais vizinhos faz Dom João Becker operar acima da capacidade

A alta demanda nas portas de urgência e emergência de Porto Alegre, desencadeada

Leia também...