Uma comitiva da Secretaria da Saúde de Viamão conheceu, nesta terça-feira, 2, os projetos e a organização referentes à construção de novas unidades de saúde já entregues pela Prefeitura de Gravataí para a população. Durante a visita técnica, os profissionais viamonenses conheceram as instalações físicas das unidades de saúde Morada do Vale e Cohab B, duas de um total de dez equipadas, modernas e acessíveis unidades de saúde que serão viabilizadas ainda neste ano para munícipes gravataienses.
“Nosso volume de obras é intenso e, para que todas elas sejam entregues dentro do prazo, é fundamental termos organização e monitoramento da situação de cada uma delas. Com a Atenção Básica fortalecida, há menor sobrecarga para as UPAs e o Hospital Dom João Becker, o que auxilia toda a rede de saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca.
Na área da Atenção Básica, recordou o secretário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) gravataiense tem trabalhado permanentemente em todas as frentes, tanto na parte assistencial, com foco na garantia e acesso a atendimentos, quanto no eixo estrutural, com a qualificação e construção das novas unidades de saúde. “Estamos avançando em todos os níveis de atenção à saúde, da atenção primária à atenção hospitalar. Gravataí e Viamão têm redes de saúde atuantes e pujantes e que têm evoluído muito nos últimos anos”, enfatizou.
Ao longo da visita, profissionais ligados ao setor administrativo, à saúde e à arquitetura da cidade vizinha puderam conhecer parte da organização do sistema de saúde de Gravataí, assim como os processos que envolvem a construção dos espaços de saúde e as fases das obras até a sua entrega. Até o momento, a Prefeitura de Gravataí já entregou sete novas unidades de saúde: Itatiaia, Granville, Morada do Vale, Aristides D’ávila, Vila Branca, Cohab B e Érico Veríssimo. Outras três unidades de saúde serão inauguradas ainda neste ano: Nova Conquista, Barro Vermelho e Centro – todas construídas com recursos próprios do município, por meio de financiamento.
O setor de obras e planejamento da Saúde de Gravataí, por exemplo, possui um projeto padrão em que é possível evoluir a cada nova obra entregue, com foco nas oportunidades de melhoria que se apresentem durante o processo de construção. Desta forma, profissionais das áreas de arquitetura e de engenharia fiscalizam e acompanham toda a execução das obras, desde o projeto inicial até a inauguração de fato do espaço, bem como trâmites posteriores à entrega, a fim de manter o padrão de qualidade à população.
“Gravataí sempre foi uma cidade exemplo na área da saúde. Na nossa rede, nosso objetivo é sempre qualificar a saúde para a população que acessa os serviços de saúde. Com essa visita, levaremos ideias e projetos que poderão ser implementados também na nossa cidade, a fim de aprimorar e continuar ofertando saúde de qualidade aos nossos munícipes”, comentou o coordenador da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Viamão, Felipe Veloso, acompanhado do arquiteto Danillo Souza, do servidor ligado ao setor de compras Rafael Calderaro e do coordenador administrativo Luan Toffoli.