O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 43 mil mortes por Covid-19. Até o último sábado (7), conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado somava 43.090 vítimas do coronavírus desde o início da pandemia em 2020.
Apesar disso, o número sofreu uma grande desaceleração nos últimos dois anos.
Mesmo com a redução do “ritmo” das mortes por coronavírus, especialistas enxergam um “aumento sutil” no número de casos e uma baixa procura pela vacina no RS.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas se, depois de quatro ou cinco doses aplicadas, podem ou não se vacinar.
No pior momento da pandemia, em março de 2021, 5 mil pessoas morreram de Covid no RS em apenas 17 dias. Agora, as últimas 3 mil mortes ocorreram em um intervalo de 777 dias – 2 anos e 2 meses.
Apesar da redução do intervalo entre as mortes, o coronavírus segue no ar, inclusive pessoas com sintomas da doença estão buscando os hospitais Dom João Becker, de Gravataí, e o Padre Jeremias, de Cachoeirinha, além das UPAs da região. No país, um levantamento da Fiocruz mostra que os casos graves de Covid vêm crescendo, e a vacinação está abaixo do esperado. Confira abaixo o gráfico com as expectativas do avanço do vírus nos últimos dias: