Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Rumo aos 70 anos: Clube Seis de Maio celebra 69 anos com programação especial e lançamento de minidocumentário em Gravataí

e8ef58a7 7f4a 41da 8489 f7d835159918

Atividades relembram a trajetória do primeiro e único Clube Social Negro do município e valorizam a cultura afro-brasileira

image

01db8e55 51ef 4d18 b8e1 b1526c5be0d6

Símbolo da resistência e da valorização da cultura negra em Gravataí, o Clube Seis de Maio comemora seus 69 anos de fundação com uma programação especial, que acontece entre os dias 19 de maio e 17 de junho, em diferentes espaços culturais da cidade. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com apoio da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio.

O Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, expressa sua admiração pelo legado do clube e sua importância para a comunidade:
“O Clube Seis de Maio representa a história viva de muita coragem, união e resistência da comunidade negra em Gravataí. Celebrar esses 69 anos é valorizar as raízes, as memórias e os sonhos que construíram um espaço de pertencimento e orgulho para tantas famílias. É uma honra para nossa cidade reconhecer e apoiar esse legado tão precioso.”

A atual presidente do clube, Glau Barros, cantora e atriz reconhecida por sua atuação na cultura afro-brasileira regional, destaca a importância do momento para reafirmar a identidade e o futuro do movimento:
“Celebrar 69 anos do Clube Seis de Maio é honrar uma história construída com muita luta, resiliência e amor à nossa cultura. Este clube é um símbolo vivo de resistência e transformação, um espaço onde as vozes negras encontram força, orgulho e pertencimento.”

O secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, também enalteceu o trabalho coletivo na construção da agenda:
“É uma felicidade contar com uma equipe de cultura tão empenhada em construir ações como essa. Quero parabenizar toda a equipe pelo envolvimento e dedicação em fazer dessa celebração um momento tão especial para a cidade.”

Programação especial

A agenda comemorativa tem início no dia 19 de maio, às 18h30, com a abertura da exposição “Clube Seis de Maio: Rumo aos 70 Anos”, no Quiosque da Cultura, onde ficará em cartaz até 18 de junho. A mostra apresenta imagens, documentos e registros históricos que narram a trajetória da entidade ao longo de quase sete décadas.

Logo após, às 19h30, a Casa de Cultura recebe a exibição de um minidocumentário inédito com depoimentos de pessoas que fizeram e seguem fazendo parte da história do clube. O vídeo destaca memórias emocionantes de lideranças históricas, membros e frequentadores do Seis de Maio, revelando o papel transformador da instituição ao longo do tempo. A produção tem como idealizadores Giulliano Pacheco (secretário adjunto de Cultura), Carlos Albani (historiador) e Ângela Xavier (coordenadora da Casa de Cultura). Após a sessão, haverá coffee break. A entrada é gratuita.

No dia 21 de maio, das 18h às 21h, ocorre um Mini Circuito Histórico à sede do clube, voltado a uma escola previamente agendada, com o objetivo de aproximar os jovens da história negra local e fortalecer o pertencimento cultural.

Encerrando a programação, no dia 17 de junho, às 19h, será promovido o bate-papo “Memórias do Seis de Maio”, novamente na Casa de Cultura, reunindo vozes de diferentes gerações para trocar vivências e refletir sobre o legado do clube.

Legado histórico

Fundado em 6 de Maio de 1956, o Clube Seis de Maio é o primeiro e único Clube Social Negro de Gravataí. Foi criado por um grupo de homens negros — Adão Pedro dos Santos, Luis Bertholdo, Alfredo Nascimento, Alcebíades Salazar, Francisco Goulart e Pedro Jordário Ferreira — com o objetivo de promover seus próprios festejos e preservar a cultura afro-brasileira. Ao longo de sua trajetória, o clube se consolidou como um importante espaço de convívio, luta e resistência.

As imagens que acompanham a matéria foram registradas durante as gravações do minidocumentário, que será exibido nesta segunda-feira, dia 19, às 19h30, na Casa de Cultura.



Total
0
Shares
Anterior
Conab prevê safra de 33,5 milhões de toneladas de grãos no Rio Grande do SulEstimativa aponta queda de 8,9% na produção gaúcha, puxada pela soja
WhatsApp Image 2025 05 15 at 09.24.14

Conab prevê safra de 33,5 milhões de toneladas de grãos no Rio Grande do SulEstimativa aponta queda de 8,9% na produção gaúcha, puxada pela soja

A produção de grãos no Rio Grande do Sul está estimada em 33,5 milhões de

Próximo
Gravataí realiza a 20ª edição do Rua Aberta com música, arte e incentivo ao comércio local neste domingo (18)
IMG 2988

Gravataí realiza a 20ª edição do Rua Aberta com música, arte e incentivo ao comércio local neste domingo (18)

A cidade de Gravataí celebra neste domingo (18) a 20ª edição do tradicional

Leia também...