Realizada anualmente, a campanha Março Lilás visa conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. Uma das medidas preventivas refere-se à coleta do exame citopatológico do colo uterino, que identifica possíveis lesões precursoras de câncer do colo uterino. Conforme boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Gravataí destacou-se como um dos municípios do RS de grande porte com melhor indicador na coleta do exame, disponível em todas as 30 unidades de saúde gravataienses ao longo do ano inteiro.
Segundo a SES/RS, o exame citopatológico de rastreamento – também conhecido como Papanicolau – deve ser realizado em mulheres entre 25 e 64 anos, que já tiveram atividade sexual, visando identificar lesões tratáveis, a cada três anos após dois resultados negativos consecutivos. A faixa etária é justificada pela maior incidência de lesões de alto grau nesse grupo populacional, garantindo uma abordagem mais eficaz e abrangente.
O Rio Grande do Sul é o quarto estado do Brasil com maior número de casos de câncer de colo uterino. Somente no ano passado, ao menos 1.420 casos da doença foram registrados no Estado. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí tem intensificado as ações de rastreamento, monitoramento e prevenção da doença, em especial com o público-alvo preconizado. Em média, são realizadas cerca de mil coletas de citopatológico na rede municipal mensalmente.
Prevenção
Para além do exame citopatológico do colo uterino, a principal maneira de prevenir o câncer do colo do útero é a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), também disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí para meninos e meninas de 9 a 14 anos, sendo a segunda dose recomendada seis meses após a primeira. Com isso, são evitadas infecções pelo papilomavírus humano subtipo 6, 11, 16 e 18. A SMS também ressalta a importância do uso dos preservativos durante a relação sexual, como forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV e, consequentemente, de evitar a doença.
Março Lilás
Em alusão à campanha Março Lilás, a SMS tem intensificado as ações voltadas ao público feminino. Aos sábados, com o objetivo de atingir a população que não consegue acessar os serviços de saúde durante a semana, unidades de saúde estão com diversas atividades, como coleta de preventivo, solicitação de mamografia e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Embora intensificadas durante o mês, a SMS lembra que essas ações voltadas à saúde da mulher estão disponíveis durante o ano inteiro ao público-alvo em todas as unidades de saúde.
Boletim
Confira aqui o boletim completo do Câncer de Colo de Útero no RS.