Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Saúde da mulher: boletim aponta Gravataí como um dos municípios do RS com melhor indicador para coleta de exame citopatológico do colo uterino

WhatsApp Image 2024 03 20 at 16.28.33

Realizada anualmente, a campanha Março Lilás visa conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. Uma das medidas preventivas refere-se à coleta do exame citopatológico do colo uterino, que identifica possíveis lesões precursoras de câncer do colo uterino. Conforme boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Gravataí destacou-se como um dos municípios do RS de grande porte com melhor indicador na coleta do exame, disponível em todas as 30 unidades de saúde gravataienses ao longo do ano inteiro.

Segundo a SES/RS, o exame citopatológico de rastreamento – também conhecido como Papanicolau – deve ser realizado em mulheres entre 25 e 64 anos, que já tiveram atividade sexual, visando identificar lesões tratáveis, a cada três anos após dois resultados negativos consecutivos. A faixa etária é justificada pela maior incidência de lesões de alto grau nesse grupo populacional, garantindo uma abordagem mais eficaz e abrangente.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado do Brasil com maior número de casos de câncer de colo uterino. Somente no ano passado, ao menos 1.420 casos da doença foram registrados no Estado. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí tem intensificado as ações de rastreamento, monitoramento e prevenção da doença, em especial com o público-alvo preconizado. Em média, são realizadas cerca de mil coletas de citopatológico na rede municipal mensalmente.

Prevenção

Para além do exame citopatológico do colo uterino, a principal maneira de prevenir o câncer do colo do útero é a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), também disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí para meninos e meninas de 9 a 14 anos, sendo a segunda dose recomendada seis meses após a primeira. Com isso, são evitadas infecções pelo papilomavírus humano subtipo 6, 11, 16 e 18. A SMS também ressalta a importância do uso dos preservativos durante a relação sexual, como forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV e, consequentemente, de evitar a doença.

Março Lilás

Em alusão à campanha Março Lilás, a SMS tem intensificado as ações voltadas ao público feminino. Aos sábados, com o objetivo de atingir a população que não consegue acessar os serviços de saúde durante a semana, unidades de saúde estão com diversas atividades, como coleta de preventivo, solicitação de mamografia e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Embora intensificadas durante o mês, a SMS lembra que essas ações voltadas à saúde da mulher estão disponíveis durante o ano inteiro ao público-alvo em todas as unidades de saúde. 

Boletim

Confira aqui o boletim completo do Câncer de Colo de Útero no RS. 



Total
0
Shares
Anterior
Sujeira faz aumentar focos de dengue em Cachoeirinha e cidade decreta situação de emergência
IMG 20240324 WA0003

Sujeira faz aumentar focos de dengue em Cachoeirinha e cidade decreta situação de emergência

A Prefeitura de Cachoeirinha decretou estado de emergência para enfrentar o

Próximo
Primeiro Almoçando com a ACIGRA de 2024 traz reflexão: Que marca você quer deixar no mundo?
WhatsApp Image 2024 03 25 at 19.39.07

Primeiro Almoçando com a ACIGRA de 2024 traz reflexão: Que marca você quer deixar no mundo?

Evento, que reuniu, em um painel alusivo ao Dia da Mulher, Ana Cristina Pastro

Leia também...