Conhecer e buscar projetos, foi com esse objetivo que a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), participou da apresentação do Planejamento de Ações e Políticas para 2024, do Departamento de Diversidade Sexual do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) na última segunda-feira, 19.
Estas ações e projetos organizados pelo Departamento, por meio do Governo do Estado, pretendem alavancar projetos voltados à conscientização da sociedade e no fortalecimento do respeito entre as pessoas.
Durante o encontro, os municípios das mais diversas regiões do Estado apresentaram as ações voltadas à população LGBTQIA+. Do interior à região metropolitana, as cidades apresentaram projetos que visam a proteção e inserção social dessa parcela da população.
Para a secretária da Mulher e Direitos Humanos Analu Sônego, a participação nestes eventos possibilita o debate e novos conhecimentos. Além disso, também foi possível conhecer os projetos do Estado e compreender o que pode ser feito em Gravataí.
“É importante discutir e conhecer projetos de diferentes municípios, isso faz nos alinharmos as nossas ações de forma mais contundente e também entender o que pretendemos fazer aqui em Gravataí”, explica.
O assessor de Políticas Públicas LGBTQIA+ Liniker Fraga destaca a importância de estar nesses espaços onde diversos projetos são apresentados e também quais são as fontes de recursos para realizá-los.
“A cada encontro temos novas ideias e sonhos. Aqui, hoje, descobrimos algumas fontes de recursos para realizar e fazer acontecer. Queremos que Gravataí cresça e que esta população tenha seu espaço”, conclui.
Estiveram presentes no encontro representantes das cidades de Alvorada, Bagé, Balneário Pinhal, Camaquã, Candiota, Cidreira, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gramado, Minas do Leão, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Assis, São Leopoldo e Viamão.