A prefeitura de Gravataí promoveu, nesta sexta-feira, o 3º seminário para a pessoa idosa do município, realizado na Faculdade QI. Organizado pelo Centro de Atenção à Saúde do Idoso, serviço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o evento reuniu mais de 100 pessoas, destacou fatores preventivos contra o Alzheimer e proporcionou um espaço de conhecimentos para um envelhecimento saudável e de qualidade.
“Esse evento foi pensado como um espaço de aprendizado e de troca de experiências, com reflexões importantes e fundamentais para a pessoa idosa. Nosso Centro de Atenção à Saúde do Idoso desempenha um papel fundamental com esse público, levando maior qualidade de vida e saúde para os pacientes atendidos”, enfatizou a coordenadora do serviço, Juliana Carneiro.
A coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (Sape), Juliana Fontoura, destacou a importância de seminários voltados a esse público. “Temos mais de 47 mil pessoas idosas em Gravataí, então é fundamental debatermos e trocarmos experiências tão relevantes para o município”, disse.
O seminário também contou com a palestra “Cuidar hoje para lembrar sempre: como prevenir a doença de Alzheimer”, com profissionais da equipe técnica do Centro de Atenção à Saúde do Idoso. Entre os temas abordados, estiveram os 14 fatores que auxiliam na doença de Alzheimer, como a baixa escolaridade, o tabagismo, o isolamento social, a obesidade e a inatividade física.
“Ainda que seja uma doença sem cura, cerca de 50% dos casos de Alzheimer são preveníveis. Por conta disso, é muito importante que a gente incentive hábitos saudáveis de vida da população desde cedo, como manter o peso saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos”, complementou a fisioterapeuta Josione Carpes.
Na oportunidade, os profissionais também destacaram a relevância de manter o cérebro ativo, com ações como aprender uma língua nova, realizar atividades de lazer, manter vínculos sociais e participar de atividades em grupos – fatores fundamentais para a proteção contra declínios cognitivos.
O dia também ficou marcado por apresentações musicais, como o coral e instrumental da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg) e o grupo de convivência Cantar é Viver, que levaram música, interação e alegria aos participantes. Os grupos promoveram a integração de todos os participantes por meio do ato de dançar, cantar e compartilhar experiências e vivências, em um momento descontraído e de entretenimento.
O Centro de Atenção à Saúde do Idoso é um serviço especializado da SMS voltado para o acolhimento e o atendimento da pessoa idosa que apresenta graus de fragilidade com prejuízo na sua funcionalidade e autonomia. Composto por uma equipe multiprofissional composta por médico geriatra, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, o espaço realiza atendimentos de forma individual e em grupos, com o objetivo de atender às múltiplas demandas ligadas ao envelhecimento.
Localizado no Centro Municipal de Saúde (CMS), o serviço também realiza atividades junto às unidades de saúde, com o objetivo de apoiar as equipes no acolhimento e atendimento deste público. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone (51) 3600 – 7753.
A realização do seminário integra um termo de convênio assinado entre a prefeitura de Gravataí e o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público do RS, que repassa recursos para ações como capacitações da equipe multiprofissional de atendimento ao idoso no município e realização de atividades para a rede municipal de saúde e ao público, a exemplo do seminário promovido pela rede de saúde de Gravataí.




