Os servidores da Rede de Ensino Público de Gravataí participaram, na manhã desta terça-feira, 11, de um Curso de Brigadista de Incêndio e primeiros socorros. A capacitação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) junto da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (SMAT), reuniu representantes de 11 escolas municipais além de outros servidores.
Idealizado pelo setor de obras da SMED, o curso visa garantir que pelo menos 1 ou 2 pessoas de cada escola ou prédio público tenham conhecimento e estejam aptos a atender emergências e urgências.
As atividades que ocorreram durante a prática simularam situações de focos de incêndio controlados e uso emergencial de extintor de incêndio. Conforme Gielen Corrêa, Engenheira do setor de Infraestrutura da SMED, práticas como essas são cada vez mais necessárias para os ambientes escolares: “É imprescindível que façamos cada vez mais cursos deste tipo! O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI é importantíssimo e estamos nos esforçando pra garantir que todas as escolas estejam de acordo e com o máximo possível de brigadistas treinados. Começamos com o mínimo de 2 pessoas, mas vamos aumentar conforme disponibilidade do SESMT que está nos auxiliando muito.”
Regras de prevenção contra incêndio
Para as escolas municipais conseguirem o PPCI, entre outros requisitos, é necessário ter 2 ou mais brigadistas treinados. O documento estabelece medidas de segurança para evitar e combater incêndios em edifícios e assegura se os locais estão preparados para situações de emergência.