Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


SMS alerta sobre cuidados e prevenção o após caso de raiva humana em Pernambuco

IMG 2170

Recentemente, notícias sobre raiva humana no Brasil circularam nos meios de comunicação após a morte de uma mulher de 56 anos, em Pernambuco, que contraiu a doença após ser mordida por um sagui. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta à população sobre alguns cuidados a serem observados, o que fazer em caso de acidentes com animais e a importância do atendimento em saúde imediato nessas situações. 

De acordo com a médica veterinária da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam), Kennya Souto Maior Zingano, a raiva é uma doença viral que pode acometer seres humanos, cães, gatos, bois, cavalos, ovelhas, cabritos, primatas e morcegos, além de outros mamíferos. Sendo uma zoonose, a profissional explica que a transmissão do vírus acontece por meio da saliva de um animal infectado, principalmente pela mordedura, e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas .

“Em caso de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais domésticos ou silvestres, é preciso procurar atendimento médico imediato na unidade de saúde de referência para avaliação e profilaxia antirrábica, quando necessário”, esclarece Fábio Armentano Curi, técnico responsável pelo Atendimento Antirrábico Humano em Gravataí.

O que fazer em casos de agressão por animais mamíferos:

– Lave o ferimento imediatamente com água corrente e sabão;
– Procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima;
– Quando indicada, realize a profilaxia antirrábica, sem interrupção do tratamento.

Animais Silvestres

O Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) reforça que as espécies silvestres no Brasil estão protegidas pela Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/1967) e Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Sua perseguição, caça ou destruição são considerados crimes. Além disso, animais como morcegos, primatas e gambás são de extrema importância ecológica na natureza, desempenhando papel fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.

Orientações

Para maiores esclarecimentos ou informações sobre o vírus da raiva e profilaxia antirrábica, o cidadão pode acionar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do telefone (51) 3600 – 7747.



Total
0
Shares
Anterior
Visando fortalecer o ecossistema da inovação no município, Gravataí participa de evento da FINEP
IMG 2168

Visando fortalecer o ecossistema da inovação no município, Gravataí participa de evento da FINEP

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e

Próximo
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes no Rio Gravataí
0dd37b47 f959 4585 ae76 9ba342961621

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes no Rio Gravataí

A Sociedade de Caça e Pesca de Gravataí realizou, neste domingo (2), a

Leia também...