Implementado em dezembro do ano passado como forma de otimizar os atendimentos e reduzir as filas de espera, o teleatendimento de fonoaudiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem alcançado e levado mais qualidade de vida às crianças atendidas. Com o objetivo de aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento, as atividades são pensadas e aprimoradas para estimular a melhora da fala e da comunicação, com exercícios trabalhados tanto nas consultas quanto, posteriormente, nas residências.
“Estamos com uma alta adesão das mães, que são muito engajadas nesta melhora. A repercussão tem sido muito boa e positiva para o rendimento e para a evolução das crianças”, destaca a fonoaudióloga Geane Mascani, profissional responsável pelos atendimentos.
Os atendimentos, organizados de forma personalizada para cada criança, ocorrem semanalmente, com duração de 40 minutos. No primeiro momento, é feito o acolhimento para entender as principais dificuldades sensoriais e possibilitar a melhora a cada sessão, com a utilização de diferentes temáticas – como jogos interativos, em que as crianças são estimuladas a desenvolver suas competências.
“A gente percebe a evolução semanal das crianças. Após o término dos atendimentos, os responsáveis também recebem um feedback sobre os principais avanços. Atualmente, estamos entregando uma medalha como um estímulo para aqueles que estão evoluindo e se comprometendo com as sessões, que também ajudam a reduzir a timidez de muitos”, reforça a técnica de enfermagem Rose Bauer, que acompanha toda a consulta com o paciente.
Em média, são ofertados mais de 200 atendimentos por mês remotamente. Dois fonoaudiólogos prestam os atendimentos, trabalhando questões como a comunicação e a linguagem, aspectos considerados fundamentais para a promoção em saúde. Desta forma, a SMS reitera que os atendimentos buscam complementar as consultas realizadas presencialmente, seguindo os mesmos procedimentos e diretrizes adotados de forma presencial e com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na atenção à saúde.
Fluxo de atendimento
Os pacientes são encaminhados via serviços de saúde para o Centro Municipal de Saúde, onde ocorrem os atendimentos de maneira remota. Para isso, o responsável deve acompanhar a criança. Sob a coordenação de uma enfermeira, o acolhimento é feito por uma técnica de enfermagem, que acompanha toda a consulta com o paciente e seu responsável.