A Prefeitura de Gravataí informa que retomou, por completo, os serviços na área da saúde atingidos pela tempestade da última semana. Em virtude da falta de água, ao menos nove unidades de saúde estavam temporariamente sem atendimentos na sexta-feira, 19. Serviços de urgência e emergência, como as UPAs e o Hospital Dom João Becker, continuam com atendimentos à população, assim como os serviços especializados, a exemplo do Centro Municipal de Saúde e da Farmácia Municipal.
A situação mais complexa segue sendo referente à Unidade Básica de Saúde (UBS) São Judas Tadeu, que ficou destelhada e está com restrições de serviços. Ainda assim, a unidade mantém atendimentos médicos, de enfermagem e de odontologia, assim como verificação de sinais vitais. No momento, não há serviços como vacinação, curativos, retirada de pontos, aplicação de medicamentos e inalação. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que a população que acessa a UBS São Judas Tadeu procure a unidade de saúde mais próxima para os devidos atendimentos.
Nesta manhã, 22, as unidades de saúde Érico Veríssimo, Itacolomi e Cohab A ainda contavam com transtornos decorrentes da última semana. Sem água na última sexta-feira, a USF Érico Veríssimo realizou a limpeza da unidade hoje pela manhã, com reabertura à tarde. Também com problemas relacionados à água, a USF Itacolomi já retomou os serviços de saúde à comunidade, assim como a UBS Cohab A, que enfrenta falta de energia elétrica – mas está aberta e com atendimentos, conforme a disponibilidade.
Além disso, algumas unidades de saúde ainda estão com instabilidade no acesso à internet, o que interfere no funcionamento dos telefones. A situação deve ser normalizada totalmente ao longo desta segunda-feira. Usuários que tiveram prejuízo quanto a consultas agendadas já foram contatadas pela SMS, que remarcou os atendimentos.
Ações para a reconstrução da cidade
Durante o final de semana, a Prefeitura de Gravataí mobilizou uma força-tarefa para reconstruir a cidade e dar continuidade aos reparos necessários. A operação foi dividida em 12 regiões do município e entregou cerca de 2 mil telhas para a população. A mesma quantidade de metros de lona já havia sido doada pelo Executivo para locais fortemente atingidos pela tempestade da última terça-feira, 16.
O recolhimento de galhos e remoção de árvores caídas está sendo executado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU).