A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, neste mês, um programa para auxiliar as unidades de saúde em atendimentos em áreas como fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social. Por meio de uma equipe multiprofissional (e-Multi), profissionais da área especializada darão suporte (clínico, sanitário e pedagógico) e atuarão de maneira integrada às equipes de Saúde da Família.
Neste primeiro momento, a ação está sendo desenvolvida junto às 12 equipes das unidades de saúde Santa Cecília, Itatiaia, Breno Garcia, Nova Conquista e Barro Vermelho. Com isso, o foco é fortalecer as ações voltadas à prevenção de diversas doenças, que podem ser evitadas e/ou mitigadas com esse suporte inicial.
“Estamos realizando os primeiros atendimentos e mapeando as principais demandas e necessidades de cada um dos cinco territórios. Assim, teremos ações de atendimento individual, em grupo e domiciliar. Além disso, construiremos conjuntamente projetos terapêuticos e intervenções nos territórios”, destaca a psicóloga Bárbara Adirme Rocho, coordenadora da e-Multi.
A assistente social Anelize Brunes reforça que o deslocamento, por exemplo, é um fator que dificulta o acesso de muitas pessoas a atendimentos em locais especializados. Assim, a e-Multi terá atendimentos no próprio território de abrangência do munícipe. Além disso, a equipe fará, se necessário, o encaminhamento ao serviço especializado de referência da cidade.
“As reuniões com as equipes das unidades estão sendo fundamentais para alinharmos os objetivos traçados. O fortalecimento do vínculo com os profissionais tem se mostrado muito importante para o desenvolvimento das nossas ações”, complementa.
Também será possível, desta forma, intensificar e estimular o atendimento compartilhado entre os profissionais e equipes, com práticas intersetoriais, bem como ofertar ações à distância, por meio do teleatendimento. Também participam da ação a nutricionista Fernanda Botelho, a fisioterapeuta Lauren Ubatuba e a acadêmica de Serviço Social Mariele da Rosa.
Na próxima semana, por exemplo, a equipe e-Multi fará ações nas unidades de saúde alusivas ao Janeiro Branco, campanha que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental. Com roda de conversa e dinâmica de balões, a atividade também explicará aos usuários sobre o fluxo de atendimentos com a equipe multiprofissional.
Conforme a SMS, o objetivo é, em breve, ampliar o número de profissionais especialistas junto às unidades de saúde e envolver outras especialidades, tais como educação física e fonoaudiologia, assim como especialidades médicas, a exemplo de cardiologia e psiquiatria. Além disso, o órgão busca abrir mais equipes multiprofissionais com outras unidades vinculadas, a fim de qualificar os serviços na área da Atenção Básica e atingir uma maior parcela da população, ajudando, também, a desafogar serviços como os Caps e o Centro Municipal de Saúde.